O que é mais saudável frango ou peixe?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

“As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Portanto, os peixes são a opção mais indicada para quem está com colesterol acima do normal.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.

Qual é melhor, então? Os especialistas indicam que você deve comer os dois tipos de carne magra com moderação. Apesar de que ambos são excelentes fontes de proteína, os benefícios dos peixes tendem a ser ligeiramente maiores do que os do frango. Isso especialmente quando lembrados do teor de ômega-3 presente nele.

Além disso, consumir peixes ajuda na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, favorecendo dietas de emagrecimento.

Enquanto cada 100 gramas do peixe contém 165 calorias, a mesma quantidade de frango traz apenas 110. Mas ambos são excelentes opções para sua dieta.

Carne de cabrito é a carne vermelha mais magra e mais consumida no mundo. Estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná comprovou que os baixos índices de gordura e colesterol aliados aos altos índices de nutrientes tornam a carne de cabrito recomendável para cardíacos e diabéticos.

Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. É um peixe rico em proteínas e tem baixa quantidade de gordura. Prefira o peixe fresco do que as opções enlatadas.

Graças ao baixo teor de gordura em sua carne, consumir peito de frango regularmente é uma forma de garantir diversos nutrientes importantes.

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.

Para quem não abre mão, o limite é até três vezes na semana em porções de 80 a 150 gramas. Nas demais refeições, varie com carnes brancas, ovos e proteínas vegetais. 3.

As dúvidas sobre os alimentos que substituem a carne são frequentes, por isso, trouxemos estes 8 exemplos e seu poder nutritivo.

  • Tofu. ...
  • Ervilha. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Feijão. ...
  • Soja. ...
  • Amêndoa. ...
  • Lentilha. ...
  • Cereais.

Segundo o Greenpeace, o seu consumo está associado ao aumento de doenças não transmissíveis, como câncer, obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, doenças intestinais (diverticulite) e doenças crônicas do fígado.