Como fazer pipoca de escola?

Perguntado por: rgomes3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Numa panela grande e pesada, junte o milho de pipoca e a gordura escolhida. Tampe bem e leve ao fogo alto, agitando a panela constantemente até o milho começar a estourar. Continue com a panela tampada, agitando-a constantemente, até que os estouros cessem – significa que todo milho que podia estourar, já estourou.

O melhor jeito de fazer isso é espalhando o preparo numa assadeira. Assim que o calor for embora, distribua a pipoca em sacos plásticos ou vidros de fechamento hermético. Sem contato com o ar, a pipoca fica crocante por até 15 dias. Ou seja, até a hora do recreio ela vai estar perfeita.

A exposição ao ar acelera o processo de deterioração de todo alimento. 4- Para que ela fique crocante por até 3 dias, guarde a pipoca em um pote de vidro hermético ou um saco plástico em fechado. Outra dica é temperá-la com sal a gosto apenas na hora de consumir, isso também ajuda a mantê-la crocante por mais tempo.

Modo de preparo
Coloque o óleo numa caçarola média, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e diminua o fogo.

Pegue um saquinho de papel daqueles que a gente compra pão na padaria, coloque o milho da pipoca dentro, coloque um pouquinho de sal e agite o saco. Não amasse o saco, somente a boca dele, coloque dentro do micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência máxima.

Coloque a pipoca no saquinho plástico, sem enchê-lo completamente. Deixe um pouco de espaço para fechar o saquinho com fita adesiva. Coloque o saquinho de pipoca sobre um quadrado de papel crepom verde. Enrole o papel crepom, torcendo a parte de baixo em volta do pedaço do saquinho que ficou vazio.

Por uma questão de higiene e saúde alimentar, faça questão de enviar o lanche dentro da lancheira, deixando os alimentos longe dos outros materiais que a criança for levar para a escola; Envolva o sanduíche em papel filme ou alumínio, protegendo e evitando que o aroma do mesmo não interfira no gosto da fruta.

Cada saquinho de 500g de milho para pipoca rende por volta de 5 panelas ou 5 sacos de microondas.

Como fazer pipoca: no fogo alto ou baixo? O correto é fazer a pipoca em fogo baixo, pois dessa forma você evita com que o óleo queime com facilidade e rapidez. Se você fazer pipoca em fogo alto, provavelmente o gosto do óleo queimado vai passar para a pipoca.

Se aquecido rápido demais, o vapor no interior da pipoca pode atingir temperatura e pressão muito altas, fazendo que a casca se rompa antes do amigo no interior do milho ficar gelatinoso. Fato que torna o interior da pipoca mais duro.

Modo de preparo
Retire o refratário do micro-ondas e misture o milho de pipoca e a água na manteiga deixando o milho bem espalhado no fundo do refratário. Cubra com papel filme de PVC e faça uns 4 furos para sair o vapor. Coloque no micro-ondas por 7 minutos na potência máxima.

Misture todos os ingredientes, coloque na pipoqueira e leve ao fogo baixo até estourar. Tome cuidado para colocar exatamente 1/2 xícara de água não deixe passar. O segredo da pipoca é o corante vermelho para dar a cor, o leite de coco dá aquele aroma e sabor que só pipoca comprada tem e a água dá brilho.

A pipoca doce tipo canjica é famosa no Brasil. Conhecida como a "pipoca do saquinho vermelho" ou "pipoca da vovó", não é feita com o milho comum, mas sim com o milho canjicão, é um milho despeliculado e dergeminado. A pipoca de canjica é conhecida também como pipoca de canhão ou pipoca expandida.