Quais os 5 peixes mais saudáveis?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

Espécies como pescada, polvo, lulas, pota, bacalhau, carapau, faneca, garoupa, linguado, sarda, paloco e o tamboril também são opções que têm, geralmente, valores baixos de mercúrio.

salmão

Dentre todos os peixes citados, o que apresenta maior concentração de EPA e DHA é o salmão com pele.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Contém vitamina D e proteínas de alto valor biológico. O peixe tilápia é um alimento com uma boa quantidade de proteínas importantes e de alto valor biológico. Esses nutrientes ajudam nos processos cognitivos e na saúde do nosso metabolismo. Ele são absorvidos com mais facilidade do que os que vêm de outros alimentos.

O bacalhau

O bacalhau é, sem dúvida, um dos pescados mais nobres no mundo, tendo um valor elevado no mercado, sobretudo pelo seu sabor e escassez nos oceanos. Tenha em mente que o bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae.

Atum

Atum. O atum é um dos peixes com o mais alto teor de proteínas.

Os peixes mais afetados pelos metais pesados são justamente aqueles que mais agradam o paladar brasileiro, como salmão, namorado, pescada, atum, cação e sardinha.

A principal suspeita é que a síndrome de Haff esteja relacionada a uma toxina que pode surgir em alguns pescados, como tambaqui, badejo e arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão), caso eles não sejam acondicionados de maneira adequada.

Algumas espécies de atum, como o atum albacora (branco), tendem a ter níveis mais altos de mercúrio do que outras espécies. Embora o atum enlatado geralmente contenha menos mercúrio do que o atum fresco, ainda é importante limitar o consumo de atum enlatado, especialmente para mulheres grávidas e crianças pequenas.

Proteínas: A sardinha é uma boa fonte de proteínas de alta qualidade, que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos musculares, além de serem importantes para diversas funções do organismo.

As frutas que contém ômega 3 são morangos, framboesas e demais frutos vermelhos. O abacate possui ômega 3 e 9. Além disso, minerais, vitaminas A, B, C, E, além de gorduras boas. Ou seja, é um alimento extremamente nutritivo.

Quando avaliada as relações ômega 6/3, as melhores foram as do badejo (2,22) e do namorado (1,19), no entanto essas espécies apresentam muito pouca quantidade de ômega-3. Palavras-chave: Ácidos Graxos, Colesterol, Peixes, Doença da Artéria Coronariana / prevenção & controle.