Como assar a pizza no forno a gás?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A técnica é a seguinte: pré-aqueça o forno até atingir os 180ºC e coloque a pizza. Em intervalos de 5 em 5 minutos abra o forno e gire a bandeja para que a pizza cozinhe por igual de todos os lados. Quando o queijo derreter completamente ou a massa chegar num tom marrom-claro é sinal que a pizza está pronta.

No entanto, podemos dar algumas dicas para que a sua pizza fique perfeita. Primeiro de tudo, é importante ter ciência que um dos requisitos mínimos para poder assá-la é que o forno alcance no mínimo 300 °C.

Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.

O forno a gás pode assar entre 30 e 90 pizzas por hora, enquanto os modelos elétricos passam facilmente de 100. Já os fornos de pizza a lenha costumam demorar em torno de 5 minutos para assar 1 pizza.

45 min

Antes de começar a assar suas pizzas, o ideal é que se acenda o forno com cerca de 30 a 45 min de antecedência (nos fornos Minas Forno), isso vai garantir que o fogo se alastre de forma homogênea por toda a parede interna e o forno se mantenha aquecido na temperatura ideal durante a reposição da lenha.

Ao acionar o aquecimento inferior, você permite que o calor venha da resistência da parte de baixo do aparelho. Já o superior libera o calor da parte de cima - função que pode ser utilizada para dourar os alimentos ao final do cozimento. Alguns ainda apresentam a função dourar, que deixa as receitas mais crocantes.

A temperatura fica em torno de 300 graus, porém existem fornos elétricos ou a gás capazes de atingir temperaturas de até mil graus.

Quando não se tem um forno bom, pré assando você garante qualidade do assado e produção. Era assim que fazia em casa no forno do fogão. Agora quando se tem um forno bom, a "mágica" de assar uma massa fresca em 3 minutos não tem preço. A maioria das pessoas que gostam de pizza, nem imaginam que isso é possível.

O grande diferencial é que o cliente pode esquentar a pizza, pois o material pode ser aquecido no forno sem problemas. Papelão: Popularmente utilizada no delivery de pizza, a embalagem de papelão permite que o lanche seja entregue em boas condições de consumo, com temperatura, sabor e textura ideal para o consumo.

Nesta receitinha simples, você pode fazer a massa e logo em seguida colocar a cobertura e assar. Ou você pode fazer a massa, congelá-la, e quando precisar, apenas tirá-la do freezer, colocar a cobertura em cima das pizzas e colocá-las na airfryer.