Como guardar abóbora na geladeira para não estragar?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos
video_content

Se estiver inteira, mantenha fora da geladeira, em local fresco, seco e sem muita luminosidade. Se estiver cortada ao meio, descascada ou cortada em pedaços, embale num saco plástico para não ressecar e conserve na geladeira.

Para congelar abóbora e utilizá-la posteriormente, cozinhe-a primeiro. Muitas pessoas optam simplesmente por fervê-la. No entanto, a abóbora cozida no forno reduzirá a água contida na mesma, fazendo com que o produto final a ser congelado mantenha um sabor bem mais intenso, mantendo-a deliciosa após o descongelamento.

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.

TEMPO NA GELADEIRA
Abóbora assada ou cozida dura até 5 dias em geladeira. Crua, lavada e cortada não passa de 4 dias em geladeira.

Seque a abóbora com um pano de prato limpo e armazene em temperatura ambiente, em um local fresco e sem contato com a luz. Neste cenário a abóbora fechada e crua pode durar até 2 meses. Colocar a abóbora crua na geladeira altera o seu sabor e textura, então mantenha sua abóbora em algum local fresco da cozinha.

“As abóboras chegam a durar até cinco ou seis meses depois de colhidas, isso se forem bem cuidadas, coletadas no período correto, ou seja, já maduras, e armazenadas de maneira a preservá-las”.

Congelando a abóbora crua
A abóbora deve estar cortada de forma a ficar parada de pé. Utilize uma faca afiada para retirar a casca. Corte a abóbora em cubos. Normalmente, cubos de 2,5 cm são ideais, mas você pode cortar em pedaços maiores ou menores, conforme desejar.

Para congelar a abóbora, é necessário cozinhá-la primeiro. Para isso, coloque a abóbora no forno a 200 º por 45 minutos. Caso tenha colocado a abóbora inteira, retire do fogo a meio do cozimento, corte em pedaços e coloque de novo no calor até ficar macia e cozida.

Abóbora e abobrinha podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses.

Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente por cerca de três meses após a colheita, desde que em local fresco, escuro e seco. Mantenha os frutos com cabinho para conservá-los por mais tempo. Se cortar ou descascar a moranga, mantenha os pedaços em geladeira, acondicionados em saco ou vasilha de plástico.

Enxágue a abóbora sob água corrente para remover a sujeira.
Utilize água da torneira, colocando o legume na pia, embaixo da água. Gire o legume para lavar todos os lados. Ao ver que ainda há sujeira na casca, esfregue gentilmente com os dedos ou um pano limpo.

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

As abóboras ficam machucadas e moles quando estão estragadas. As morangas podem durar alguns meses, já as abóboras amarelas duram cerca de uma semana. Qualquer tipo de abóbora que estiver mole, murcha, gosmenta ou com mofo estragou e deve ser jogada fora.

Depois de cortar ou descascar a moranga, mantenha sempre os pedaços refrigerados, dentro sacos próprios para geladeira ou vasilhas de plástico. O consumo deve ser feito em poucos dias após esse procedimento, pois a durabilidade é bastante reduzida e os pedaços se conservam em média, por cinco dias.