É bom lavar a carne com limão?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Se você lava a carne antes de cozinhar, pode ser interessante começar a usar o limão no processo. Como amaciante natural: existem muitos mitos na hora de amaciar a carne. Algumas pessoas usam abacaxi, outras apostam no mamão e no leite. Só que o limão é o mais eficiente para abrir as fibras da carne.

Mande as bactérias para longe da carne , misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).

Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.

Sim, isso vale para todos os tipos de carne, desde a bovina, suína, de aves (frango) e até peixes. Lavar qualquer uma delas não retira suas bactérias, apenas espalha e infecta o ambiente.

Outras possibilidades de uso do vinagre são no ceviche, para preparar conservas, e também para conferir mais maciez e sabor em alguns tipos de carne, como peixe, frango e carne de porco.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

Ao lavar a carne, respingos de água podem espalhar bactérias pela cozinha, contaminando bancadas, utensílios e outros alimentos. Portanto, essa prática não é eficaz para eliminar bactérias e pode acabar espalhando contaminantes indesejáveis pelo ambiente.

A carne é um alimento rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, acontece que ao ser lavada, acaba perdendo uma boa parte de seus nutrientes. Ela perde também a sua suculência. Por ser tão rica em nutrientes, a carne crua é o ambiente ideal no desenvolvimento de microorganismos.

Pode até ser lavado, de preferência inteiro, pois não sofre as mesmas perdas da carne bovina, mas evite. Use vinagre, independentemente de apresentar algum cheiro ou não.

O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Escaldar é cozinhar um alimento em água fervente. Para fazer isso, tudo o que você precisa é encher uma panela com água e esperar até que ele tenha chegado ao ponto que deseja.

Especialistas em culinária afirmam que a pré-lavagem do arroz reduz a quantidade de amido proveniente dos grãos. Você pode ver isso na água turva do enxágue, que estudos mostraram ser o amido livre (amilose) na superfície do grão de arroz produzido pelo processo de moagem.