Para que serve o prego dentro do feijão?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Uma delas é a de que cozinhar feijão com prego ajude a potencializar o ferro contido no alimento, e que isso seria bom para curar anemia. De acordo com a médica hematologista Dra.

Antigamente, as pessoas cozinhavam o feijão e outros alimentos em panela de ferro (ou junto com um prego) para aumentar a quantidade do mineral na comida.

Hoje já existe estudo comprovando que não tem efeito nenhum cozinhar prego no feijão e pior pode até fazer mal.

Como aproveitar melhor o ferro do feijão

  1. Combine o feijão com a vitamina C. A vitamina C ajuda o organismo a aproveitar melhor o ferro do feijão e de outras fontes vegetais, pois ela aumenta a taxa de absorção desse mineral. ...
  2. Evite o refrigerante na hora das refeições. ...
  3. Consuma os grãos do feijão.

Pois bem, apesar de ser bastante comum essa crença, não passa de um mito! A verdade é que além de não trazer benefícios pode ser prejudicial à saúde, uma vez que o ferro contido no prego não é absorvido em nosso organismo e pode causar intoxicação.

Um dente de alho, Uma folha de louro e pimentão vermelho a gosto para cozinhar junto com o feijão, sem usar nenhum tempero pronto, pra não tirar o gostinho de comida caseira.

Aproveite para experimentar também cúrcuma, noz-moscada, urucum, gengibre e tomilho, que funcionam como anti-inflamatórios e antioxidantes.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Cozinhar o feijão com louro, erva-doce, funcho ou cominho, ajuda a aliviar os gases porque essas ervas contêm eugenol, metil chavicol e anetol, compostos bioativos que melhoram a digestão e aliviam as cólicas abdominais.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Ou seja, os antinutrientes da beterraba dificultam a absorção do ferro do feijão no nosso organismo. O próprio feijão possui antinutrientes; contudo, nós nos livramos deles deixando o feijão de molho. Para diminuir os efeitos desse antinutriente, o ideal é cozinhar a beterraba até levantar fervura e descartar a água.

Logo, para isso, coloque o feijão de molho e esprema ½ limão na água, e pode colocar algumas rodelas na água do molho. Mantenha os grãos de molho de 12h a 15h, e depois descarte a água e cozinhe normalmente!

Os feijões Branco, Verde e de Corda apresentaram teor de ferro abaixo de 5,0 mg.

O alimento que contém ferro mais popular de todos é, claro, o feijão.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

O Feijão de Preto pertence à família das leguminosas e é um alimento bem conhecido pelos brasileiros, sendo uma das melhores fontes de ferro, além de possuir outros nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo, zinco, potássio e carboidratos.