É bom lavar o feijão antes de cozinhar?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

O truque de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo tem um porquê. Além de ajudar no processo de cozimento, isso livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água. A prática, que é de conhecimento popular, foi comprovada pela ciência.

Além de reduzir o tempo de cozimento, deixar o feijão de molho faz bem para a saúde. Esse processo livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água. Por isso é muito importante descartar essa água antes de cozinhar o feijão.

13 Agosto 2020. Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento. O nome técnico do processo é remolho. O motivo citado pelos mais antigos era acelerar o cozimento.

O ideal é uma imersão entre 10 a 14 horas, em uma proporção de duas partes de água para uma de leguminosa. No verão, esse processo deve ser feito na geladeira para evitar a fermentação.

Hoje, vamos entender o que a ciência descobriu sobre deixar o feijão de molho. Os grãos possuem uma substância que possivelmente você já ouviu falar: o "fitato", conhecido também como "antinutriente". Resumindo, ele basicamente atrapalha a digestão e absorção de nutrientes.

Como deixar o feijão de molho para não dar gases? Para deixar o feijão de molho no vinagre, você deve adicionar uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água. Os grãos devem ficar imersos de oito a 12 horas.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
E eles são eliminados, em grande parte, no remolho”, ressalta. Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos.

Leguminosas. Feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico. Para as leguminosas o processo de higienização é feito de uma forma diferente. Os grãos precisam ficar de molho por um período que varia de 2 horas a 12 horas, no caso dos feijões.

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

A água em que o feijão ficou de molho deve ser trocada antes do cozimento? Essa é uma prática recomendável.

Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico. Mas não exatamente ajuda a dizimar bactérias, já que a presença desses microrganismos no feijão não passa de um boato.

Lavar o alimento em água corrente, Escovar para retirar as impurezas superficiais. Adicionar a uma vasilha a proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por 30 minutos e, após esse tempo, enxágue o alimento em água corrente, seque e armazene sob refrigeração.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.