Pode substituir leite condensado por mistura láctea?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

A mistura láctea não é a melhor opção para trocar o leite condensado em uma receita, mas existem algumas boas opções que podem ser adotadas no dia a dia.

Qual é a diferença entre leite condensado e mistura láctea? Apesar das embalagens similares e da impressão de que um pode substituir o outro, leite condensado e mistura láctea não são a mesma coisa. Segundo Rocha, os produtos não são equivalentes do ponto de vista nutricional.

Em suma, o leite condensado é um produto constituído 100% de leite e açúcares, enquanto que a mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro. Esses ingredientes são empregados para reduzir o custo ou aumentar o rendimento.

“Consideramos uma opção melhor de um alimento industrializado quando ela possui menos ingredientes em sua composição, principalmente quando não carrega conservantes, aditivos e compostos artificiais”, explicam a especialistas. Ou seja, por ter menos ingredientes, o leite condensado é mais vantajoso para a saúde.

Como explicado, você pode até substituir o leite condensado legítimo por uma mistura láctea, porém, saiba que não vai obter o mesmo sabor e características do verdadeiro produto.

Soro de leite viraliza O produto com 60% de soro de leite Cristina que viralizou nas redes é produzido pela Nova Mix Industrial e Comercial de Alimentos Ltda, conhecida como Quatá, que tem outros produtos em seu portfólio: creme culinário similar a creme de leite e mistura láctea similar ao leite condensado.

É uma alternativa ao leite condensado, com menor desembolso, para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas tradicionais e preferidas sem abrir mão da segurança do resultado, qualidade Nestlé e receitas testadas.

De acordo com a engenheira de alimentos Annyelle Couto, a mistura láctea condensada não é igual ao leite condensado, mas vem sendo adotada por alguns fabricantes devido ao crescente aumento nos valores dos insumos e matérias primas usados pela indústria láctea.

Existem 51 calorias em 1 colher de sopa (20 g).

A readequação relacionada ao teor de gordura foi feita para atender à nova legislação, que agora estabelece a informação do percentual de gordura utilizada no leite condensado, portanto, ele deverá vir categorizado como integral, semidesnatado ou desnatado, atendendo o que a legislação preconiza.

Existem 66 calorias em 100 g.

As diferenças que podem ser encontradas neste caso são: bebida láctea: contém leite, leite em pó, soro de leite e estabilizante citrato de sódio; enquanto o leite integral contém leite integral e estabilizante citrato de sódio.