Quem tem gastrite pode comer molho de tomate?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.

Apesar de ser um alimento saudável, o molho de tomate costuma ser alvo de reclamações dos portadores de gastrite por conta de sua alta acidez. A dica aqui é fazer o caseiro, com o tomate mais maduro, que é um pouco menos ácido. Um pouco de bicarbonato de sódio também ajuda a reduzir a acidez e pode aliviar os sintomas.

Poderá comer macarrão na vigência de tratamento para gastrite e esofagite, mas moderação na quantidade será fundamental para não evoluir com glicemias elevadas e até mesmo diabetes.

Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. Com as frituras, o processo é muito semelhante.

Também devemos evitar doces concentrados, frituras e alimentos gordurosos, molhos e condimentos ácidos ou picantes, enlatados e conservas”, recomenda a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Se tem gastrite, evite:
Chocolate. Refrigerante. Sal em excesso. Enlatados.

Alimentos que devem ser Evitados: Frituras; Café, chá mate e preto, refrigerantes, beb​idas alcoólicas ou gasosas; Frutas ácidas como: laranja, maracujá, abacaxi e limão.

Invista em comidas leves, preparadas sem muito óleo e temperos, como purê de batata, macarrão cabelinho de anjo e filé de frango grelhado. De manhã, ainda em jejum, bata no liquidificador 1 folha de couve e 1 copo de água gelada e tome o suco.

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

Não seria bom para sua saúde digestiva, pizzas podem aumentar seu sintomas. Geralmente precisa ser evitado esses tipos de alimentos : ◦ alimentos gordurosos e frituras. ◦ condimentos em excesso (vinagre, pimenta, molho ingles, molhos industrializados, kecthup, mostarda, caldos concentrados, molho tartaro, picles).

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre: Um saboroso suco verde com couve, limão e gengibre para experimentar! Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre: A pera e a aveia adicionadas ao suco de couve e gengibre trazem ainda mais fibras, sabor e nutrição nessa receita de suco bom para o estômago.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples como macarrão, pão, doces em calda, chocolates, goiabadas, cocada, leite condensado, pois eles podem potencializar os sintomas de refluxo.

Pimenta, páprica, curry, vinagre, molho shoyu, temperos industrializados, catchup, mostarda, maionese, molho tártaro, molho inglês, molho de tomate, molhos prontos de salada, entre outros, ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos, são exemplos de alimentos que podem piorar a gastrite.