Como saber se um molho está estragado?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Basicamente, o mesmo de sempre: cor, cheiro e sabor. A cor é algo que você pode perceber logo de cara se está alterada ou não, e caso esteja, o melhor a fazer é não comer. O cheiro forte também denuncia facilmente se está estragado. Azedo e nauseante, essa fator é capaz de sinalizar que a comida deve ser descartada.

Os principais sintomas são vómitos, náuseas, diarreia e dores abdominais. O período de incubação é de duas a seis horas. A causa bacteriana mais comum para uma intoxicação alimentar é a bactéria Campilobacter, que se encontra na carne crua de aves, no leite não pasteurizado, em carnes vermelhas e na água não tratada.

Uma das melhores maneiras de saber se o prato de strogonoff estragou é prestando atenção na proteína usada. Se for carne ou frango, a sua coloração normalmente irá mudar, assim como sua textura.

Cheiro de carne estragada
Cheire a carne, esta é provavelmente a forma mais fácil de saber se a carne é ruim. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer.

Se você guardou o arroz cozido na geladeira por mais de dois dias, não deve mais comê-lo. Você pode identificar o arroz estragado por um odor desagradável ou uma textura viscosa. A descoloração do arroz também pode ser uma indicação de que o arroz foi infectado por bactérias e não deve mais ser consumido.

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Nestes casos é importante saber o que fazer:
Na farmácia, estão também disponíveis soluções de reidratação oral, aconselhe-se com o seu farmacêutico! Descanse o máximo possível; Coma quando se sentir à vontade – Comece por fazer refeições pequenas, leves e com pouca gordura.

Náuseas, vômito, diarreia e um mal-estar geral são os principais sintomas de uma intoxicação alimentar, que acontece após a ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus, fungos ou toxinas.

Quanto tempo o strogonoff pode ficar na geladeira O máximo de tempo que o prato dura na geladeira é dois dias, mas fique atento à aparência e ao cheiro do alimento antes de consumir.

O cheiro neste caso é um dos principais sinais de que ela não está mais própria para consumo. A cor também: se a superfície estiver amarronzada ou esverdeada, descarte.

Pratos com carne duram em torno de 2 a 4 dias, assim como o frango assado e cozido, e as sopas. Os restos de comida devem ser refrigerados até duas horas após serem preparadas.