Pode colocar prego no feijão?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

De acordo com a médica hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr (CRM 31164 – RQE 20051), da Associação Médica de Umuarama (AMU), isso não possui nenhum efeito e ainda pode fazer mal à saúde. Ela argumenta que esse mito é facilmente desmentido.

Antigamente, as pessoas cozinhavam o feijão e outros alimentos em panela de ferro (ou junto com um prego) para aumentar a quantidade do mineral na comida.

Hoje já existe estudo comprovando que não tem efeito nenhum cozinhar prego no feijão e pior pode até fazer mal.

Como aproveitar melhor o ferro do feijão

  1. Combine o feijão com a vitamina C. A vitamina C ajuda o organismo a aproveitar melhor o ferro do feijão e de outras fontes vegetais, pois ela aumenta a taxa de absorção desse mineral. ...
  2. Evite o refrigerante na hora das refeições. ...
  3. Consuma os grãos do feijão.

Pois bem, apesar de ser bastante comum essa crença, não passa de um mito! A verdade é que além de não trazer benefícios pode ser prejudicial à saúde, uma vez que o ferro contido no prego não é absorvido em nosso organismo e pode causar intoxicação.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Como tirar o sal do feijão com batata
Para tirar o sal do feijão durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos com os grãos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

O alho, a cúrcuma, a páprica e o louro são exemplos perfeitos do que utilizar para transformar o feijãozinho em um prato ultra saboroso. Os aromas herbais e florais das folhas secas de louro funcionam com o sabor característico do feijão. A picância do alho atua em contraste e, por isso, combina tanto.

Conheça as melhores práticas de adubo para feijão

  1. 2.1 Nitrogênio.
  2. 2.2 Fósforo.
  3. 2.3 Potássio.
  4. 2.4 Cálcio e Magnésio.
  5. 2.5 Enxofre.
  6. 2.6 Zinco e Boro.

Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos que combinam com o feijão e deixam a receita mais saborosa, como folhas de louro, cebola, alho e pimenta-do-reino. De acordo com Rita Lobo, no programa 'Cozinha Prática', o ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e já incluir as folhas de louro.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Entre as leguminosas, o feijão é o que mais possui ferro.

Ferro e vitamina C: combinação poderosa
Algumas combinações tradicionais da culinária brasileira, muito presentes no nosso dia a dia, podem favorecer a absorção de ferro devido à combinação com vitamina C. Um exemplo é uma refeição com feijão e couve, por exemplo.

O alimento que contém ferro mais popular de todos é, claro, o feijão.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.