Porque não colocar sal no feijão?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

A regra vale para o preparo na panela de pressão ou mesmo ao cozinhar feijão na panela tradicional. Isso porque, quando se adiciona sal ou outro tempero na água do cozimento, o feijão tende a perder sua casca, ficando sem consistência.

O alho, a cúrcuma, a páprica e o louro são exemplos perfeitos do que utilizar para transformar o feijãozinho em um prato ultra saboroso. Os aromas herbais e florais das folhas secas de louro funcionam com o sabor característico do feijão. A picância do alho atua em contraste e, por isso, combina tanto.

O sal grosso é utilizado na culinária para temperar alimentos com menor quantidade de sal, já que possui um sabor mais forte que o sal refinado. Pode ser usado para temperar carnes, sopas, arroz, feijão, legumes, e alimentos cozidos.

Remolho rápido para feijão
O processo de remolho rápido consiste em usar o calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar as toxinas presentes. Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto).

O alho cozinha mais rápido do que a cebola, por isso, se for para a panela antes do tempo, vai queimar e deixar o feijão com gosto amargo.

Cozinhe o feijão com pedaços de inhame
Outra forma de reduzir o caldo de feijão é cozinhá-lo com dois inhames, cortados de forma grosseira. Ao terminar o cozimento na panela de pressão, retire o inhame e o refogue em uma frigideira com azeite, alho e um pouco do caldo do feijão.

Salgar antes da hora
Durante o seu preparo, água e uma folha de louro podem ser o suficiente. Deixe para adicionar o sal e demais temperos no final do seu preparo.

Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
De acordo com a gastroenterologista e nutróloga Christian Kelly Ponzo, os fitatos são considerados antinutrientes, e estão presentes nessa leguminosa. “Eles são irritativos para o nosso sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais ou dificultando a absorção do alimento.

Troque a água também antes de cozinhá-lo bem. Ao tornar os grãos mais digeríveis, você evita a flatulência e elimina substâncias como os fitatos, que dificultam a absorção de alguns nutrientes.

prévio faz diminuir a fermentação intestinal, diminuindo a produção de gases.

40 minutos

Deixe o feijão de molho na água por duas horas. 2. Passe o feijão e a água para a panela de pressão. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar.