É bom comer cachorro-quente?

Perguntado por: lmedeiros7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

O principal ingrediente do cachorro-quente é também o "menos saudável". A salsicha está na família dos embutidos, que, comprovadamente, favorecem alguns tipos de câncer e possuem excesso de aditivos químicos, que podem causar alergias almentares, intoxicação e aumento da pressão arterial.

Certamente, consumir um cachorro-quente de vez em quando não irá prejudicar a saúde de quem o come. No entanto, um estudo recente garante que o consumo diário deste alimento aumenta o risco de câncer em 21%. Chega ao ponto de ser comparado com o risco do tabaco.

“Esse grupo de alimentos é desaconselhado pelo guia alimentar para população brasileira, pois o alto consumo está associado aos agravos crônicos (diabetes, hipertensão, câncer), explica.

Um cachorro-quente de 100 g com apenas uma salsicha, pão e molho simples, tem aproximadamente 290 calorias. Já adicionando purê de batata, maionese, mostarda, ketchup, milho, ervilha e batata palha, o valor pode chegar a 600 calorias. O valor calórico também varia de acordo com a quantidade adicionada de cada item.

"Mesmo que sejam comparados salsicha e hambúrguer comercial comprado no mercado, o hambúrguer é melhor porque terá menos aditivos químicos e maior porcentagem de proteínas em relação aos demais macronutrientes", explica.

A Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que presunto, cachorro-quente e outras carnes processadas podem contribuir para o câncer de cólon. Os cachorros-quentes também são ricos em gordura saturada e sódio.

CARNE PROCESSADA: a ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas. A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.

#84 FN - Salsicha demora 32 anos para sair do corpo - Marina Seady - Nóz da Nutrição.

Presunto, mortadela, salsicha e companhia fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. Além do sódio, a presença de conservantes e gorduras ruins é também prejudicial.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de 50g de carne processada já é considerado prejudicial à saúde. Alguns especialistas sugerem que a salsicha seja consumida apenas esporadicamente, no máximo uma ou duas vezes por semana, e em pequenas quantidades.

Pizza, hambúrguer, cachorro quente, sorvete, bolacha, refrigerante, bebida alcoólica, tudo é liberado.

Em Belém, há uma grande diferença entre hot dog e cachorro-quente: o primeiro é o clássico com salsicha, já o segundo é um sanduíche que leva carne moída. E lá no Sul, tchê, o lanche é recheado também com chucrute por influência da imigração alemã.