Como tirar a lactose da alimentação?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Para retirar a lactose do leite e de outros alimentos é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia chamado lactase.

Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis no mercado em comprimidos ou tabletes mastigáveis. O medicamento deve ser ingerido com os laticínios. Além disso, é possível adicionar gotas de enzima lactase no leite comum para pré-digerir a lactose antes de beber.

O que é um ingrediente sem lactose? Qualquer alimento in natura que não seja leite ou seus derivados é livre de lactose. Frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixe, ovos são considerados alimentos seguros para quem precisa seguir uma dieta livre dessa substância.

A indústria adiciona à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que, em três ou quatro horas, quebra a lactose através da ação da solução em dois componentes: glicose e galactose.

Atualmente há muitas possibilidades de leites para os intolerantes a lactose como os de arroz, amêndoa, nozes, soja, coco, amendoim dentre outros. Há uma diversidade de leites vegetais que podem ser preparados na forma de vitaminas ou de acordo com a criatividade de cada pessoa.

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

Suco verde. Outra dica para amenizar os sintomas da intolerância a lactose é o famoso suco verde! O suco verde também auxilia a proteger a mucosa gástrica e ainda é cheio de nutrientes importantes.

Quem tem intolerância à lactose pode comer ovo? Sim. Apesar de serem enquadrados em um mesmo grupo de alimentos por terem origem animal, eles são compostos por substâncias diferentes. O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

Café da manhã para intolerantes à lactose

  • panqueca de banana, aveia e mel;
  • ovos mexidos;
  • suco de laranja e gengibre;
  • salada de frutas.

O pão de forma tradicional sem glúten Schar é uma ótima opção para ingestão de pessoa intolerantes a Glúten e Lactose. Não possui Lactose e Glúten, possui bastante fibras.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Leva alguns dias para que o seu corpo elimine os resíduos da substância por completo. Por isso, é difícil sentir diferenças em primeira mão. Ainda assim, em casos mais graves, é possível que o seu intestino comece a se regular e as dores desapareçam.

A receita tradicional do pão francês vai farinha de trigo, água, fermento, óleo e sal. O que faz com o que produto seja consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose. 6. O arroz é um alimentos totalmente livre de lactose.