Pode fazer jejum intermitente a noite?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Qual o melhor horário para fazer o jejum intermitente? Uma maneira que faz com que as pessoas atinjam de maneira mais fácil o período total de jejum é focar com que o jejum intermitente aconteça à noite. Dessa forma, o maior período de jejum é feito durante o sono.

Jejum intermitente 12h/12h
Não é tão difícil quanto parece, porque pode aproveitar as horas em que está a dormir. Neste caso, a última refeição será o jantar – quanto mais cedo, melhor, para potenciar os benefícios do jejum. Se jantar às 20 horas, por exemplo, só poderá voltar a comer às 8 horas.

Então, a ciência parece dizer que a maneira mais saudável de se alimentar ao longo do dia é fazer duas ou três refeições, com uma longa janela de jejum durante a noite, não comer muito cedo, nem muito tarde e consumir mais calorias no início do dia.

É importante que no cardápio para jejum intermitente também sejam priorizadas as proteínas magras, como peixes brancos, tofu e frango, pois além de serem de fácil digestão, o que é importante após ficar muitas horas sem comer, também promovem a manutenção da massa muscular e o controle da fome, ajudando também no ...

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Os seres humanos entram constantemente no estado de jejum mesmo que de forma involuntária. Sua forma mais comum é o jejum noturno, ou seja, o período de tempo em que o corpo encontra-se em repouso total durante as horas de sono.

– Um jejum noturno de 12 horas é ideal para qualquer pessoa acelerar o metabolismo. Se toma café da manhã às sete horas, deve terminar a última refeição às 19h – acrescenta a nutricionista.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Por fim, certifique-se de que a janela de consumo de alimentos termine pelo menos de três a quatro horas antes de você ir dormir.

Especificamente, o jejum intermitente de 16h refere-se a um período de 16 horas de jejum seguido por uma janela de 8 horas de alimentação. Isso pode ser feito diariamente ou algumas vezes por semana.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

As estratégias mais comuns são os períodos de 14 a 16 horas de jejum. Cada período de jejum é seguido de um período de horas quando as refeições devem ser realizadas. Um exemplo é que após um período de 16 horas de jejum, as refeições devem ser distribuídas nas 8 horas restantes do dia.