Quanto tempo leva para a DST se manifestar no corpo?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Sinais e sintomas. As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

Quando um dos parceiros da relação sexual está infectado com uma DST, principalmente na relação em que há penetração, pode-se pegar ou passar uma DST. Como a pessoa que está infectada pode não apresentar ou sentir nada, considerando-se, dessa forma, saudável, pode não adotar cuidados de prevenção.

O diagnóstico é feito pela coleta de sangue ou por fluido oral. Eles podem ser solicitados no seu laboratório de confiança, sem a necessidade de indicação médica. Os exames de rotina de DST também são recomendáveis.

HIV e AIDS
AIDS é a DST mais graves, e é produzido por HIV. Este vírus infecta e destrói as células do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Não importa se você fez sexo uma vez ou 100 vezes. ISTs podem ser passadas através de sexo sem proteção (sem camisinha) por vias anais, vaginais, orais, contato genital e compartilhamento de brinquedos sexuais.

As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.

Atualmente, só há um produto aprovado para PrEP, que é um medicamento 2 em 1 (tenofovir e entricitabina). A palavra “profilaxia” significa prevenção. A sigla PrEP vem do inglês (Pre-Exposure Prophylaxis). Não se deve confundir a PrEP com a PEP (profilaxia pós-exposição).

A candidíase pode ser confundida muitas vezes com alguma DST (doença sexualmente transmissível) - e isso é mais comum do que você imagina!

Algumas DSTs, como herpes genital, HIV e sífilis podem se manifestar em forma de erupções cutâneas, inchaços, verrugas ou feridas abertas que podem tornar a doença insuportável devido à necessidade constante de coceira e também pela dor causada.

Os exames usados para identificar a clamídia e gonorreia são, sorologia e proteína C reativa (PCR) na urina, lesão ou secreção. É possível identificar a sífilis através de exame de sangue, exame sorológico ou cultura de bactérias (análise das feridas em microscópio).

Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Sem tratamento, as pessoas que são diagnosticadas com AIDS normalmente sobrevivem cerca de 3 anos. Uma vez com uma doença oportunista perigosa, a expectativa de vida sem tratamento cai para cerca de 1 ano.

As DSTs/ISTs mais comuns afetam um em cada 10 jovens entre 15 e 24 anos e um número crescente de adultos com mais de 45 anos. Às vezes, eles são assintomáticos e passam despercebidos. Embora a maioria não seja geralmente muito grave, se não for tratada a tempo, pode levar a condições mais graves.