O que causa impinge no couro cabeludo?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

A micose, também chamada de tinha, Tinea ou impinge, ocorre quando há aumento significativo de populações de alguns fungos específicos. A micose do couro cabeludo é uma infecção causada principalmente por fungos das classes Trichophyton e Microsporum.

Esse contato por ser ao andar descalço em locais úmidos e quentes, como o chão de vestiários, ao usar toalhas ou roupas de pessoas contaminadas, por contato de pele com pele, como nos casos de esportes de luta, ou por contato direito com o pelo de animais infectados.

Na tinea capitis, o shampoo de cetoconazol costuma ser uma boa opção. Nos pacientes que não melhoram com tratamento tópico, os antifúngicos podem ser administrados em comprimidos por via oral. Os mais utilizados são: Terbinafina.

Quando o problema afeta o couro cabeludo, xampus também são usados. Em alguns casos, o tratamento é combinado, ou seja: você faz o uso de comprimidos e, também, de produtos aplicados na pele, para a intervenção agir em todas as frentes e acabar de vez com os fungos.

1 – Impinge
A impinge é facilmente confundida com outras doenças como psoríase ou seborréia, devido aos sintomas parecidos, por isso é importante sempre procurar um profissional e não se automedicar.

O tratamento é simples e deve ser mantido por duas ou três semanas para evitar que a micose se instale novamente. O problema é que, muitas vezes, é abandonado antes do tempo, porque a lesão costuma melhorar em dez dias e as pessoas acham que estão curadas.

O fluconazol deve ser administrado como dose única diária. A dose recomendada de fluconazol para candidíase de mucosa é de 3 mg/kg uma vez por dia. Uma dose de ataque de 6 mg/kg pode ser utilizada no primeiro dia para alcançar os níveis de equilíbrio (steady state) mais rapidamente.

O cetoconazol é considerado um fármaco antimicótico ou antifúngico que é derivado do imidazol. Do mesmo modo, serve para tratar infecções e lesões na pele causadas por fungos, inibindo a produção de ergosterol.

A raspagem ou o corte do cabelo bem curto é uma opção para eliminar o fungo, mas a maioria dos pacientes, principalmente as mulheres, preferem o tratamento farmacológico. O esquema mais utilizado para tratar a piedra branca é: Xampu de cetoconazol 2%, três vezes por semana por dois meses.

Quais são os sintomas de tinha do couro cabeludo?

  • Erupção cutânea escamosa e seca na cabeça, que pode coçar.
  • Uma placa de perda de cabelo (alopecia. ...
  • Às vezes, descamação do couro cabeludo, que se parece com caspa.
  • Às vezes, uma placa inchada dolorida no couro cabeludo, que pode formar bolhas ou secretar pus (quérion)

Em geral, é possível saber que a impinge está sarando quando os sintomas começam a melhorar e a pele ou as unhas afetadas começam a ficar mais saudáveis. É importante continuar o tratamento conforme indicado pelo médico, mesmo se os sintomas melhorarem, para garantir que a infecção seja completamente curada.

Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo possui potente atividade no combate à micose, agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.

Algumas opções eficazes de pomadas ou cremes incluem:

  • Clotrimazol.
  • Cetoconazol.
  • Econazol.
  • Miconazol.
  • Oxiconazol.
  • Terbinafina.
  • Ciclopirox.

O exame micológico direto serve para diagnosticar infecções por fungos.