É normal o olho do recém-nascido ficar amarelo?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A icterícia é muito comum, pode aparecer em até 80% dos recém-nascidos e, na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário e a icterícia irá desaparecer espontaneamente. Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia.

Se seu bebê estiver em casa, vá para o hospital se os olhos ou a pele do seu bebê estiverem amarelados e seu bebê tiver um dos seguintes sinais de alerta: A pele ou os olhos ficaram amarelos no primeiro dia após o nascimento.

Se o bebê apresenta sintomas da icterícia patológica - com diversas áreas do corpo amareladas, principalmente, a região das perninhas e pés - é fundamental que ele seja levado com urgência ao pediatra. Caso não seja tratada, a icterícia pode provocar uma lesão no sistema nervoso central, mais precisamente no encéfalo.

Mais raramente, o recém-nascido com icterícia pode indicar sinais de doenças mais graves, como:

  1. Infecções bacterianas ou virais e doenças congênitas.
  2. Problemas no fígado.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hemorragia ou sepse.
  5. Disfunção nos glóbulos vermelhos.

Icterícia Neonatal
Mais de 50% dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Se isso acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar, mas é preciso falar com o pediatra.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

A icterícia, normalmente, manifesta-se entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido, mas também pode acontecer já no primeiro dia, sendo classificada como precoce. Independentemente do tempo, a assistência médica é fundamental.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

Depois que o bebê nasce, todos esses os glóbulos vermelhos não são mais necessários, são destruídos, gerando grande quantidade de bilirrubina. Como seu fígado pode não estar totalmente desenvolvido para processar toda essa substância, mais bilirrubina que o normal permanecerá no seu corpo.

A icterícia é muito comum, pode aparecer em até 80% dos recém-nascidos e, na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário e a icterícia irá desaparecer espontaneamente. Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia.