Onde o cachorro pega fungo?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ele costuma se proliferar por conta da umidade e calor, mas também pode derivar de inflamações ou doenças associadas que afetam o sistema imunológico canino. Além do ouvido, outras regiões podem ser acometidas, então vale observar se há fungo no cotovelo do cachorro, pescoço ou patas.

Quais são os sintomas dos fungos em cachorros?

  1. Vermelhidão e irritações na pele;
  2. Queda de pelos anormal;
  3. Pele muito oleosa, o que pode acabar causando mal cheiro no cão;
  4. Feridas na pele;
  5. Problemas psicológicos, como depressão, perda de apetite, ansiedade ou agressividade.

Manchas pelo corpo, queda de pelo, coceira intensa, descamação na pele. Se seu cão apresenta qualquer um desses sintomas, fique atento: pode ser obra dos fungos! Embora bastante comum, o aparecimento de fungos em cachorro deve ser tratado com cuidado.

Após o animal ser examinado, o médico veterinário passará o tratamento mais adequado. No caso dos fungos de pele, poderá ser realizado com pomadas, sprays, cremes, sabonetes e shampoos específicos. O importante é que, quanto antes for feito o diagnóstico, mais fácil deverá ser o tratamento.

Uma boa maneira de evitar a proliferação dos fungos em cachorro é secando o animal após o banho, brincadeiras na água e até mesmo aqueles pingos de chuva inesperados no passeio. Isso porque a umidade facilita a multiplicação desses microrganismos e, consequentemente, o surgimento de doenças.

3 meses

O tratamento para micose em cachorros costuma durar de 1 a 3 meses e mesmo que o animal aparente estar curado, é importante seguir o tempo prescrito pelo veterinário.

Alternativas caseiras

  1. Uso de óleo de melaleuca com propriedades antifúngicas. ...
  2. Elaboração de um spray antifúngico natural, com óleo de alfazema e vinagre de sidra;
  3. Aplicação de chá de folha de mandioca, também com um algodão, na região afetada pela micose de pele;
  4. Chá de camomila, aplicado com um algodão.

Como eliminar mofo e bolor de objetos e do ambiente

  1. Vinagre branco. Você pode colocar uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. ...
  2. Bicarbonato de sódio. O bicarbonato é um composto excelente para tirar manchas e odores de diversas formas. ...
  3. Limão. ...
  4. Água sanitária. ...
  5. Xampu neutro.

O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis). Dermatofitose (Trichophyton sp, Epidermophyton sp e Microsporum sp).

Pele úmida
Se o cachorro tomar banho ou se molhar e não for secado de forma apropriada, ele pode acabar por ter um acúmulo de umidade na pele, facilitando a proliferação do fundo da Malassezia.

Antimicrobiano Furanil Pomada - 50 g.

Como tal, o fluconazol e o itraconazol podem ser administrados uma ou duas vezes ao dia a cães e gatos. O fluconazol é uma molécula relativamente pequena com baixa ligação às proteínas, o que leva a uma melhor penetração em locais imunoprotegidos, como o SNC e o olho.

Uma das maneiras de aprender como aumentar a imunidade do cachorro é buscando por uma ração de melhor qualidade. Se você compra ração comercial, opte por uma premium ou uma super premium. Muitas vezes, na hora de comprar ração, o tutor leva em consideração apenas a quantidade de proteínas.

A verdade é que os cães e gatos geralmente são mais sensíveis aos medicamentos usados pelas pessoas, e até mesmo uma simples pomada pode intoxicar nossos amigos. Dentre essas pomadas antigas que sempre temos em casa, inclui-se o medicamento Nebacetin, utilizado para ferimentos infeccionados.

“Existem estudos que a violeta genciana tem ação anti fúngica, mas isso para os humanos. Na pele do animal ela pode ser prejudicial e causar intoxicações”, explica a médica veterinária Carynn Dantas, do Crystal Pet & Spa.