Pode passar álcool na micose de pele?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 4 votos

O profissional podólogo pode ajudar no tratamento, indicando essa solução: álcool iodado a 1% ou 2% xilol iodado a 1% . Deve-se aplicar no local até sarar.

-Germicida -Cicatrizante -Auxilia no tratamento de micose em unhas -Assepsia de mãos, antebraços, braços; - Elimina vírus e bactérias; - Hidrata a pele.

Em partes iguais, misture: álcool (70%), água oxigenada (10 volumes) e vinagre branco. Aplique a solução sobre as unhas com a ajuda de um algodão e deixe agir por 15 minutos. Aplique duas vezes ao dia até que a infecção melhore.

O álcool etílico (ou etanol), conhecido popularmente como “álcool”, é classificado como antisséptico de nível intermediário apresentando rápida ação antimicrobiana contra bactérias, vírus e fungos. É um antisséptico bastante popular pelo seu baixo custo e sua eficiência.

O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.

Mas é verdade que estresse, má alimentação, queda do estado imunológico e falta de cuidados com a higiene podem agravar os problemas", diz a dermatologista Bianca Wiedemann. Apesar de não oferecer risco à vida e geralmente ser um problema localizado, a micose pede tratamento cuidadoso.

Alternativas caseiras

  1. Uso de óleo de melaleuca com propriedades antifúngicas. ...
  2. Elaboração de um spray antifúngico natural, com óleo de alfazema e vinagre de sidra;
  3. Aplicação de chá de folha de mandioca, também com um algodão, na região afetada pela micose de pele;
  4. Chá de camomila, aplicado com um algodão.

Mesmo não havendo estudos que comprovem a eficácia do vinagre de maçã para tratar as micoses, algumas pessoas substituem os antifúngicos pelo produto. Nesse caso, é preciso tomar muito cuidado, pois o vinagre pode causar irritação, ardência e até queimaduras. Para evitar essas reações, ele deve ser diluído em água.

Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato. Não esqueça de passar um hidratante após o procedimento, para evitar que a pele do pé fique ressecada.

Após diagnóstico preciso do tipo de fungo, o médico indicará o tratamento ideal; vale lembrar que não só não há evidências científicas de que tratamentos caseiros a base de limão funcionem, como essas misturas podem agravar as lesões da micose, evoluindo, em alguns casos, com queimaduras.

Por exemplo, o álcool pode eliminar bactérias comuns, tais como E. coli, Salmonela e Staphylococcus aureus. Outras bactérias, tais como Enterococcus faecalis, estão se tornando mais resistentes aos efeitos dos desinfetantes à base de álcool.

Como eliminar mofo e bolor de objetos e do ambiente

  • Vinagre branco. Você pode colocar uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. ...
  • Bicarbonato de sódio. O bicarbonato é um composto excelente para tirar manchas e odores de diversas formas. ...
  • Limão. ...
  • Água sanitária. ...
  • Xampu neutro.

Os fungos mais temidos do mundo
É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

Alguns dos materiais que podem ser fortemente danificados são: Materiais de borracha, plástico, acrílico, madeira, mdf e diversos equipamentos eletrônicos. Portanto, não se deve utilizar o álcool para limpeza de qualquer acessório, equipamento ou superfície que contenha, pelo menos, um dos materiais citados acima.