Quanto tempo demora para baixar a bilirrubina?

Perguntado por: afernandes5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

Em grande parte dos bebês, esse acontecimento é normal nos primeiros dias de vida e é transitório, passando com o decorrer dos dias. Em outros casos, no entanto, esse acréscimo pode ser muito alto e prejudicar o sistema nervoso central.

Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele. O resultado é a icterícia. Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras.

A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue.

Sinais de alerta
Os achados a seguir são particularmente preocupantes: Icterícia no primeiro dia de vida. Bilirrubina total > 18 mg/dL (> 308 micromol/L) Taxa de elevação da bilirrubina total > 0,2 mg/dL/h (> 3,4 micromol/L/h) ou > 5 mg/dL/dia (> 86 micromol/L/dia)

Apesar de nem sempre a icterícia ser uma condição grave ou com sérias consequências, o tratamento adequado é necessário porque, quando o nível de bilirrubina no sangue está muito alto, pode causar lesão cerebral, uma condição chamada kernicterus.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

Alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas vermelhas, ajudam a proteger o fígado e diminuir a inflamação. Já as fontes de fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, auxiliam no trânsito intestinal, melhorando a eliminação da bilirrubina.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida.

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.

Então o ideal é que, dependendo do valor de bilirrubina, você coloque uma fototerapia padrão (irradiância entre 8 a 10). Você só utiliza fototerapias de alta intensidade com níveis séricos de BT altas, próximas do nível de exsanguineotransfusão.

O nível de bilirrubina do seu bebê será verificado algum tempo após a fototerapia ter terminado, geralmente em torno de 24 horas.