Como se pega impinge de Gato?

Perguntado por: arodrigues4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Além de ser altamente contagiosa entre os gatos, a doença é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os seres humanos pela unhada ou contato direto com a micose, o que faz com que seja tratada como um problema de saúde pública.

A transmissão da doença ocorre a partir do contato direto com o solo infectado, detritos vegetais e plantas que, manipuladas, podem ocasionar cortes na pele; ou a partir do contato com gatos, cujo organismo é mais vulnerável ao Sporothrix brasiliensis.

Tratamento da impinge
O ideal é sempre procurar um médico para tratar as lesões corretamente e não agravar os machucados. Dessa forma, geralmente são indicados cremes e pomadas para regiões do corpo com poucas lesões. Então, o tratamento dura entre dias ou poucas semanas.

Os sintomas da micose são lesões circulares de pele com queda de pelo, crostas e descamação com ou sem coceira e dermatite miliar (pápulas e crostas). O gato pode lamber insistentemente o local da ferida devido à coceira e, posteriormente, se banhar, o que pode ajudar a espalhar o fungo para outras partes do corpo.

Ela é muito contagiosa e pode acometer inclusive humanos, ou seja, trata-se de uma zoonose. Embora a doença seja facilmente transmitida, ela acomete principalmente animais que estão com o sistema imunológico comprometido, problema que pode acontecer devido à má nutrição ou a doenças autoimunes, por exemplo.

Revisada em 22/9/2022: Para humanos, o tratamento recomendado é um remédio antifúngico chamado itraconazol. O remédio deve ser receitado pelo médico.

1 – Impinge
A impinge é facilmente confundida com outras doenças como psoríase ou seborréia, devido aos sintomas parecidos, por isso é importante sempre procurar um profissional e não se automedicar.

Manter sempre pés e virilhas secas; – evitar contato com animais com doenças de pele; – não compartilhar itens pessoais como roupas, toalhas, escovas de cabelo, equipamentos esportivos ou outros itens; – não andar descalço em vestiários ou piscinas públicas.

De acordo com Nanashara, o tratamento é feito com vermífugos por via oral, além de antialérgicos, que ajudam a aliviar a coceira. “Outra alternativa para a coceira e ardência é aplicar gelo, que evita a movimentação da larva”, completa Meire.

As micoses são causadas pela proliferação de fungos na pele. Que podem A condição pode ser decorrente de baixa imunidade, calor e umidade, calçados apertados, passar muito tempo com roupa de banho molhada, andar descalço em locais úmidos, obesidade e ansiedade.

A impinge, também chamada de impigem, Tínea ou Tinha, é o nome popular para as dermatofitoses, um grupo de micoses que podem acometer pele, unhas e cabelos. Os fungos que provocam as dermatofitoses são chamados de dermatófitos.

Em geral, é possível saber que a impinge está sarando quando os sintomas começam a melhorar e a pele ou as unhas afetadas começam a ficar mais saudáveis. É importante continuar o tratamento conforme indicado pelo médico, mesmo se os sintomas melhorarem, para garantir que a infecção seja completamente curada.

Doenças transmitidas pelo gato: saiba quais são

  • Toxoplasmose. ...
  • Alergia respiratória. ...
  • Infecção por Bartonella Henselae. ...
  • Doenças transmitidas pelo gato comum: micose de pele. ...
  • Síndrome da larva migrans visceral. ...
  • Esporotricose.

Use antitranspirantes
Por isso, o melhor a se fazer é controlar a sudorese, que tende a ser mais recorrente em dias quentes. Desta forma, procure sempre usar antitranspirantes. Uma toalha de rosto e papel toalha para as mãos também pode ser útil para secar bem as axilas e outras partes do corpo.