Pode pegar impinge de Gato?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

A resposta a esta pergunta é muito simples: Sim. Os fungos são bastante contagiosos e afetam tanto pessoas como animais. Assim, é muito importante calçar luvas quando for tratar do seu gato. Além disso, se o seu gato estiver doente deve limpar a casa com mais frequência.

Esse contato por ser ao andar descalço em locais úmidos e quentes, como o chão de vestiários, ao usar toalhas ou roupas de pessoas contaminadas, por contato de pele com pele, como nos casos de esportes de luta, ou por contato direito com o pelo de animais infectados.

Tratamento da impinge
O ideal é sempre procurar um médico para tratar as lesões corretamente e não agravar os machucados. Dessa forma, geralmente são indicados cremes e pomadas para regiões do corpo com poucas lesões. Então, o tratamento dura entre dias ou poucas semanas.

Os sintomas da micose são lesões circulares de pele com queda de pelo, crostas e descamação com ou sem coceira e dermatite miliar (pápulas e crostas). O gato pode lamber insistentemente o local da ferida devido à coceira e, posteriormente, se banhar, o que pode ajudar a espalhar o fungo para outras partes do corpo.

Impingem: contagiosa, micose causada por fungos pode ser prevenida.

Sintomas: Lesões avermelhadas que podem descamar levemente e, às vezes, provocar coceira. Também podem aparecer lesões em forma de anel, que vão se espalhando do centro para a beirada. Quando ocorre no couro cabeludo, pode causar queda dos cabelos, como se tivessem sido cortados rente, com descamação no local.

Podem ocorrer em qualquer local da pele como mãos, pés, corpo, face, virilha e couro cabeludo (este último mais comum em crianças). Desenvolvem-se em área de pele úmida, acometem mais facilmente pessoas com baixa imunidade e são transmitidos por contato de pessoa para pessoa.

1 – Impinge
A impinge é facilmente confundida com outras doenças como psoríase ou seborréia, devido aos sintomas parecidos, por isso é importante sempre procurar um profissional e não se automedicar.

De acordo com Nanashara, o tratamento é feito com vermífugos por via oral, além de antialérgicos, que ajudam a aliviar a coceira. “Outra alternativa para a coceira e ardência é aplicar gelo, que evita a movimentação da larva”, completa Meire.

Itraconazol

Os fungos, por exemplo, são um problema comum entre os bichanos. Nesse caso, podemos contar com o Itraconazol para gatos.

O fungo causador da esporotricose geralmente habita o solo, palhas, vegetais e também madeiras, podendo ser transmitido por meio de materiais contaminados, como farpas ou espinhos. Animais contaminados, em especial os gatos, também transmitem a doença, por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada.