Qual IST tem vacina?

Perguntado por: lmedeiros7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Algumas ISTs, no entanto, também podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso do papilomavírus humano (HPV) e da hepatite B.

Quem já teve HPV pode tomar a vacina? Sim. Pessoas que estão realizando tratamento ou já foram infectadas pelo HPV anteriormente devem tomar a vacina, já que ela é capaz de prevenir outros subtipos de vírus. O imunizante também reduz as chances de novas verrugas anogenitais surgirem.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é usada na prevenção do câncer de colo do útero. Em 2017, integram o público-alvo meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos.

A vacina deve ser pela via IM profunda, preferencialmente na região deltoide, na parte superior do braço, ou na região anterolateral superior da coxa. Pode ser administrada com qualquer outra vacina do PNI.

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família

  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.

A maioria das pessoas que entram em contato com o HPV não desenvolve problemas de saúde.

Qual o tratamento para HPV no homem? Caso haja verrugas, o tratamento pode ser químico (pomadas) ou com imunoterápicos, que estimulam a imunidade para a verruga cair. Em alguns casos, pode ser feita a cauterização por laser. Se for pré-câncer, é necessário observar o local e a extensão e se é no pênis ou no ânus.

O Valor apurou que os preços da dose variam nas clínicas privadas, indo de R$ 500 a R$ 900, a depender do laboratório. A Sbim recomenda que pessoas de 15 a 46 anos recebam três doses do imunizante, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a segunda e a terceira.

A vacina contra o vírus HPV recombinante deve ser administrada por suspensão injetável e a orientação é que seja aplicada em três doses: – 1ª Dose; – 2ª Dose: dois meses após a primeira; – 3ª Dose: seis meses após a primeira.

A vacina adotada no SUS – chamada de quadrivalente – é altamente eficaz contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, sendo que os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Abrange as meninas entre 9 e 15 anos e os meninos de 11 a 15 anos.

A partir do momento em que tomamos a vacina, ela apresenta uma validade de, em média, 9 anos. Porém, ainda há estudos sobre a proteção contra o vírus em longo prazo. Não deixe de se vacinar e vacinar os seus filhos!