Porque não estou perdendo peso com jejum intermitente?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Além disso, é importante dizer que nem todo jejum intermitente visa a perda de peso. Entenda os motivos: Pode haver dificuldade de adaptação. Algumas pessoas têm dificuldades em se adaptar aos períodos de jejum, principalmente as que têm uma dieta rica em carboidratos simples ou que sempre comem de três em três horas.

Não há benefício na perda de peso quando comparamos o jejum intermitente e outros regimes de restrição calórica”, assegura. Para a especialista, o jejum pode levar à perda de peso, mas graças à restrição calórica, e não por promover uma queima de gordura mais rápida.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Adotar o jejum intermitente saudável
Com os dias cada vez mais curtos, é mais fácil pôr em prática o método do jejum intermitente. O objetivo é passar um mínimo de 12 horas sem ingerir nenhum alimento, podendo chegar, conforme as recomendações, às 16 horas.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

*Dados mostram que participantes já conseguiram eliminar até 3 kg em 7 dias.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

No caso de nunca se ter feito jejum, normalmente é recomendado fazer jejum intermitente 1 vez por semana e por um período máximo de 16 horas.

8 dicas para acelerar o metabolismo

  1. Pratique exercícios físicos de alta intensidade. A resposta para o metabolismo funcionar com mais eficiência pode estar na intensidade do exercício físico que você pratica! ...
  2. Tome chá verde. ...
  3. Coma proteínas em todas as refeições. ...
  4. Beba água. ...
  5. Durma bem. ...
  6. Coma fibras. ...
  7. Aumente o NEAT. ...
  8. Pratique jejum.

Processo não é automático
Afinal, quando alguém sai de um padrão alimentar de várias refeições por dia para um jejum intermitente, o seu organismo vai levar certo tempo para se adaptar à nova rotina, secretar menos grelina e, consequentemente, não sentir tanta fome.