Pode dormir durante o jejum intermitente?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

8. O período de sono conta como jejum? Verdade. O tempo que você passa dormindo deve ser contabilizado como horas de jejum por quem adota a estratégia de desse tipo de jejum.

Um estudo recente publicado no New England Journal of Medicine prova que o horário a que faz o jejum é essencial para atingir bons resultados: o segredo é fazer os períodos de jejum sempre à noite e não comer nada a partir do meio da tarde.

Visto que não tomar café da manhã faz parte do jejum intermitente, perceber uma fadiga constante — ou até mesmo se sentir “desligado” — todos os dias podem te mostrar que você não está comendo os alimentos certos nos momentos sem jejum ou que o jejum não está adequado às suas necessidades diárias.

Após o jejum intermitente, deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados, como açúcar refinado, molhos prontos, refrigerantes e molhos prontos.

Também foi demonstrado que o jejum intermitente regula negativamente a expressão do gene mTOR no tecido muscular, o que diminui a síntese proteica e aumenta a oxidação lipídica. Por fim, o JI também tem a capacidade de diminuir os níveis do hormônio grelina, que reduz a estimulação do centro hipotalâmico da fome.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Estudos já provaram que vale a pena jejuar pela saúde intestinal. Pois, combinar essas duas tendências da saúde pode realmente ajudar a tornar o organismo mais saudável e ainda mais eficiente. O fato é que o jejum intermitente pode sim ajudar a proteger o microbioma intestinal.

Opte por alimentos facilmente digeríveis. - O ideal é se alimentar antes, como frutas com aveia, pães integrais e cereais. O café da manhã deve ser feito uma hora antes. Se isso não acontecer, tome um suco de fruta ou algo leve - disse.

O jejum intermitente é um plano alimentar que se baseia em duas fases: jejuar e comer um horário regular. Quem segue essa estratégia realiza as refeições em uma janela alimentar específica do dia, jejuando no restante das horas, ou realizará apenas uma refeição por dia em dias específicos da semana.

Isso pode ser feito diariamente ou algumas vezes por semana. A maneira mais popular de fazer o Jejum Intermitente de 16h é pular o café da manhã e almoçar e jantar dentro de uma janela de 8 horas — por exemplo, das 12h às 20h. Este protocolo pode trazer muitos benefícios para a saúde, como perda de peso.