Qual a fruta que não tem lactose?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Frutas e vegetais frescos sempre são alimentos sem lactose, e as escolhas são infinitas. Dentre os produtos não derivados do leite, experimente o abacate para molhos, a batata para sopas cremosas e maçãs para lanches feitos em casa. Frutas, verduras, kiwis, abóbora, berinjela, pimenta, o que você quiser…

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a banana verde pode, sim, ser uma grande aliada na substituição de alimentos lácteos mais consistes, como o creme de leite, por exemplo.

Açúcar, mel, compota e gelatina; Sobremesas sem leite; Preparados lácteos sem lactose; “Leites vegetais” (de amêndoa, aveia, arroz, soja, coco, quinoa);

Qualquer alimento in natura que não seja leite ou seus derivados é livre de lactose. Frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixe, ovos são considerados alimentos seguros para quem precisa seguir uma dieta livre dessa substância.

Quem tem intolerância à lactose pode comer ovo? Sim. Apesar de serem enquadrados em um mesmo grupo de alimentos por terem origem animal, eles são compostos por substâncias diferentes. O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

O pão de forma tradicional sem glúten Schar é uma ótima opção para ingestão de pessoa intolerantes a Glúten e Lactose. Não possui Lactose e Glúten, possui bastante fibras.

Além destes, as carnes, frutas, legumes e verduras são alimentos que não são produzidos com nenhum tipo de laticínio, portanto, sem lactose. ATENÇÃO: As carnes processadas e as carnes congeladas também estão entre os produtos que possuem lactose.

Além disso, a nutróloga pontua que algumas condições também facilitam o aparecimento da intolerância à lactose, como doença celíaca, doença de Crohn, infecções intestinais, enterite por radioterapia ou quimioterapia, entre outras.

Intolerância à lactose se limita ao leite e derivados, não estando associada a nenhuma fruta.

Beber bastante água vai auxiliar no processo de desintoxicação e ajudar a limpar o organismo. Essa é uma dica que não vale só para aliviar os sintomas da intolerância a lactose.

As opções mais seguras para aproveitar são as massas simples. Macarrão naturalmente não leva ingredientes com lactose na massa, mas mantenha sempre a atenção aos molhos utilizados.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Estes alimentos apresentam baixo teor de lactose ou são isentos. Por exemplo, o pão Francês é usualmente composto por farinha de trigo, água, fermento biológico e sal. Os biscoitos integrais também, dependendo dos ingredientes, também não costumam apresentar lactose.

Ter cólica e dor de barriga são sinais muito comuns nessa doença e eles costumam aparecer momentos antes da ocorrência de uma diarreia. A explicação desses sintomas também está na fermentação da lactose, processo que produz muitos gases que promovem a movimentação intestinal e, como consequência, a dor.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.