Quem tem intolerância à lactose pode comer frango?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Proteínas magras, como tofu, frango, peru, pato, codorna e ovos; Tubérculos, como aipim, cará, inhame, mandioquinha, batata e batata doce.

De forma rápida, no topo da lista surgem três tipos de alimentos importantes e que não têm lactose: frutas, legumes e verduras. Outro tipo de alimento permitido e que pode ser ingerido durante a dieta é a carne (vaca, porco, frango, peru, etc…).

As opções mais seguras para aproveitar são as massas simples. Macarrão naturalmente não leva ingredientes com lactose na massa, mas mantenha sempre a atenção aos molhos utilizados.

CANJA DE FRANGO/ PÃO; 5. MACARRONADA DE CARNE MOÍDA / LARANJA; 6. SANDUÍCHE DE FRANGO / SUCO DE FRUTA; 7. ARROZ/ FILÉ DE PEIXE COZIDO / BANANA; 8.

Prevenção e tratamento
Uma vez diagnosticada a intolerância, pode-se evitar os sintomas excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite. Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis no mercado em comprimidos ou tabletes mastigáveis.

Por ser uma carência enzimática, infelizmente não há uma cura para a intolerância à lactose. Mas seguindo as orientações do seu médico e cuidando bem da alimentação, os problemas tendem a ser mínimos e a pessoa pode levar uma vida normal. O tratamento se baseia em dieta sem alimentos que contenham a lactose.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Leites vegetais

  • leite de aveia;
  • leite de soja;
  • leite de coco;
  • leite de arroz;
  • leite de amêndoas.

Além destes, as carnes, frutas, legumes e verduras são alimentos que não são produzidos com nenhum tipo de laticínio, portanto, sem lactose. ATENÇÃO: As carnes processadas e as carnes congeladas também estão entre os produtos que possuem lactose.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a banana verde pode, sim, ser uma grande aliada na substituição de alimentos lácteos mais consistes, como o creme de leite, por exemplo.

  • Optar por bebidas e alimentos que substituem os lácteos.
  • Usar sementes nas preparações (linhaça, gergelim, chia)
  • Investir na aveia como sua principal fonte de carboidrato.
  • Preparar receitas tradicionais substituindo o leite e seus derivados.
  • Consumir raízes cozidas como fonte de carboidrato.

Além destes, as carnes, frutas, legumes e verduras são alimentos que não são produzidos com nenhum tipo de laticínio, portanto, sem lactose.