Como saber se o kani está estragado?

Perguntado por: lmata3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Peixe – Quando o peixe está estragado, geralmente tem cheiro muito forte. Para peixes que já têm cheiro forte por si só, procure alguma descoloração ou cor opaca. Se estiver amarronzado, amarelado ou meio cinza, mesmo que seja só nas bordas, é hora de jogá-lo fora.

Odor, descoloração e mofo são sinais de deterioração. A carne de frango pode ser posta à prova com um apertão. Se você a pressiona e ela “volta”, é indicativo de que está própria para o consumo. Se a marca do dedo permanecer, provavelmente estará estragada.

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

FRIOS. Embutidos, como peito de peru e presunto, começam a ficar com uma textura mais pegajosa quando estão estragados.

Frios, salgados e defumados
Estes alimentos podem durar até dois meses após a sua data de validade, caso sejam mantidos em locais secos e escuros. É o caso do presunto defumado, por exemplo!

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Se os sintomas persistirem por mais de três dias, é indicado procurar um médico e realizar o tratamento com antibióticos. Além dos antibióticos, que devem ser utilizados com prescrição médica, alguns remédios podem ajudar na recomposição da flora intestinal.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Açúcar e sal
Como alimentos por direito próprio, se o sal e o açúcar forem armazenados longe da umidade em recipientes herméticos, eles irão durar indefinidamente. Mas os aditivos, como o iodo adicionado ao sal, podem reduzir sua vida útil a cerca de cinco anos.

É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo — alerta. A ingestão de alimentos contaminados por esses fungos podem causar vômitos, alergias, diarreia, intoxicação alimentar, dores abdominais e até mesmo o câncer.

Textura pegajosa ou gosmenta.
Esses resíduos indicam a presença de bactérias; portanto, não coma o fio. Mais uma vez, é melhor jogar tudo fora.

É o aumento da umidade que faz com que seu queijo apodreça mais rápido e que seu presunto fique completamente melado e fora de validade.