Pode temperar o peixe e congelar?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

O TudoGostoso não indica congelar peixe cru temperado, porque diminui a vida útil do alimento, além de ressaltar o sabor dos temperos. Embora isso possa parecer bom, no caso dos peixes não é, já que são carnes mais sensíveis que absorvem o tempero e o sal muito rapidamente, podendo deixá-la ressecada.

Diferentemente da carne vermelha, a maioria dos peixes pega o sabor da marinada depois de apenas cinco a 15 minutos, o que facilita a tarefa de dar sabor e temperar mesmo ao prepará-lo congelado.

5 meses

Recomenda-se que os peixes sejam mantidos no congelador de 3 a 5 meses, com uma temperatura que deve ser mantida a -18º. Todo peixe que vai ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade.

3. Congelar em água com sal: Caso pretendam que mantenha aquele saborzinho a mar, encham, de água, uma caixa com tampa, adicionem uma mão cheia de sal grosso, mergulhem o peixe, e coloquem no congelador. Vão ver que mantém 99% da qualidade.

Cozido e preparados peixes podem ser mantidos por 2 dias em pote hermético no fundo da geladeira. Peixe se não for consumido rapidamente é melhor cozinhá-lo. Caldo e sopas de peixe (a serem colocados em uma garrafa de vidro ou plástica fechadas) podem ser consumidos dentro de 48 a 72 horas.

COLOQUE O PEIXE NO GELO
É muito importante congelar o peixe durante todo o processo de preparação. Mas é especialmente importante, depois de preparar o peixe, colocá-lo no gelo. Cobrir peixes também é a melhor maneira de armazenar peixes para transporte.

"O mais seguro é, na verdade, não voltar a congelar novamente, como recomenda a AECOSAN. Em primeiro lugar porque o alimento vai ficar seco e insípido. Se voltar a congelar, vão ocorrer mais rompimentos e ficará ainda mais seco e insípido.

Deixe os filés de peixe absorverem o tempero entre 3 a 4 horas ou de um dia para o outro.

Retire as vísceras e lave bem para retirar todos os resíduos. 2. Depois de bem limpo, coloque o peixe em um prato e envolva em um pano úmido. Descarte a embalagem da peixaria ou supermercado, guarde sempre seu peixe em recipientes fáceis de fechar.

Misture bem a marinada e mergulhe os filés de peixe nela, certificando-se de que estejam completamente cobertos pelo tempero. Cubra a tigela com filme plástico ou coloque os filés e a marinada em um saco plástico próprio para congelamento. Leve ao congelador e deixe o peixe temperado congelar por cerca de 2 horas.

Coloca-se sal comum no peixe para remover a umidade, com uma parcela penetrando na musculatura. O processo inteiro oscila entre três dias e duas semanas, sempre variando segundo o tamanho do animal, as medidas do lombo e o volume de gordura encontrado nos músculos.

O peixe salgado deve ser mantido na temperatura máxima de 4°C, nas etapas de transporte, armazenamento e exposição. O peixe salgado seco, categoria na qual se enquadra o bacalhau, deve ser armazenado e transportado sob temperatura máxima de 7ºC e exposto em temperatura ambiente (até 30ºC).

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

O TudoGostoso não indica congelar peixe cru temperado, porque diminui a vida útil do alimento, além de ressaltar o sabor dos temperos. Embora isso possa parecer bom, no caso dos peixes não é, já que são carnes mais sensíveis que absorvem o tempero e o sal muito rapidamente, podendo deixá-la ressecada.