O que é a espuma branca do frango?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

O QUE É ESPUMA BRANCA EM CALDO DE GALINHA? Esta preparação tem uma alta carga protéica. Quando colocada em altas temperaturas, como água fervente, a graxa aparece na forma de espuma branca ou às vezes em um tom marrom claro.

Em todo caso, mesmo respeitando as orientações, se ao cozinhar, o frango tiver com a consistência alterada, cheiro forte ou com baba esbranquiçada, deve ser descartado imediatamente.

Durante o cozimento de carnes, legumes e outros ingredientes são liberadas toxinas não-letais que formam essa espuma com impurezas encontradas nos alimentos. Talita Ferreira, cozinheira-chefe do restaurante Cordel, aconselha retirá-la com uma escumadeira para limpar a água.

Na hora de cozinhar a carne, se não tomamos algumas precauções, essa água sairá das fibras musculares arrastando parte das proteínas. Por isso se forma essa espuma de cor marrom acinzentado que estraga a comida.

O frango cru possui um odor muito forte quando está podre (algumas pessoas descrevem esse odor como "azedo" enquanto outras, o comparam ao cheiro de amônia). Se o frango cru estiver com um odor desagradável ou forte de qualquer tipo, é melhor descartá-lo. O frango pode começar a cheirar mal enquanto é cozido.

Limpar sim, lavar não!
Não lave o frango. Nem com vinagre.

No entanto, no momento falaremos um pouco mais sobre apenas um tipo de coloide: a espuma. A espuma é uma mistura feita entre um dispersante sólido ou líquido e um disperso no estado gasoso. Por exemplo, quando um gás é borbulhado em um líquido, notamos a formação de bolhas enormes; algumas com dimensões coloidais.

A espuma pode ser derivada do sabão, detergente, xampu, em geral de materiais orgânicos que passam por uma agitação. Elas são um conjunto de bolhas gasosas envolvidas por uma camada líquida.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).