Como evitar a salmonela no frango?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Por isso, a correta higiene do local, bem como o uso de equipamentos e de roupas específicas para lidar com as aves são estratégias importantes para impedir a contaminação.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

A aplicação de vacinas inativadas contra S. enteritidis tem-se mostrado eficiente para reduzir a eliminação de salmonelas pelas fezes, colonização nos tecidos e em pintos de 1 dia.

Limpar sim, lavar não!
Não lave o frango. Nem com vinagre.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Uma ampla variedade de alimentos podem ser contaminados com a Salmonella spp., pois aqueles que possuem alto teor de umidade, de proteína e de carboidratos, como carne bovina, suínos, aves, ovos, leite e derivados, frutos do mar e sobremesas recheadas, são mais susceptíveis a deterioração36,37,38,39,11,40.

O uso de vacinas contra as bactérias do gênero Salmonella tem como objetivo: Impedir a aderência no intestino, À multiplicação e excreção pelo organismo de aves infectadas, Assim como reduzir a colonização em órgãos.

Para inativação desse microrganismo, todas as partes do alimento tratado termicamente devem atingir temperatura mínima de 70°C, conforme legislação vigente (BRASIL, 2004).

Os sinais da doença não são específicos, como na maioria das doenças que acometem as aves, podemos citar diarreia, apatia, falta de apetite, penas eriçadas, ave dormindo durante o dia, problemas reprodutivos e emagrecimento progressivo, podendo até mesmo levar o animal ao óbito.

Aplicado por meio de pulverização e chuveiros, o Proxitane pode ser utilizado em todas as fases do processo de criação. O controle da Salmonella tem relevância, não só por manter o rebanho forte, mas principalmente por evitar intoxicações alimentares em humanos pela ingestão de produtos de origem animal contaminados.

Para a prevenção, é preciso evitar o acúmulo de poeira e sujeira, pois é o ambiente propício para o seu desenvolvimento. Os ácaros também podem ser levados para dentro da granja por aves de vida livre, portanto, lembre-se de instalar e realizar a manutenção da tela de proteção.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.