Pode guardar jiló picado na geladeira?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A casca das hortaliças é como nossa pele, está ali para protegê-las. Toda vez que o alimento é cortado, acelera o processo de deterioração. Mas se você pegar o produto novo, fresco, cortar em condições higiênicas, colocar na geladeira em uma vasilha tampada, essa perda pode ser relativamente pequena.

Caso estejam descascadas e cortadas, coloque em recipiente com tampa na geladeira e consuma no mesmo dia. O congelamento no freezer também pode ser usado para conservar frutas por períodos entre 3 e 6 meses.

Se necessário, o jiló pode ser conservado em geladeira por até cinco dias, desde que embalado em saco próprio para alimentos e mantido nas prateleiras mais baixas, longe do congelador. COMO CONSUMIR| O Jiló pode ser consumido frito, cozido, como recheio de tortas, adicionado a omeletes e até em pizzas.

Os frutos de jiló devem ser colhidos quando ainda imaturos, pois quando amadurecem ficam com sabor e textura desagradáveis e tornam-se impróprios para o consumo. Durante o amadurecimento, a casca torna-se amarela ou laranja-avermelhada e as sementes endurecem.

Quando estiver com vontade de saborear um quiabo durante os meses frios de inverno, vai se alegrar por ter pensado antes. Apenas não deixe de congelar usando a técnica adequada: primeiro escalde, corte em pedaços e congele antes de guardar.

Corte o pé do jiló com uma faca em inox para não escurecer o legume. Após lavá-lo, coloque o jiló para ferver. Depois, deixe no congelador de um dia para o outro.

Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

O jiló é um alimento bastante saudável e que em geral não possui contraindicações. Porém, pode ocorrer casos de alergia. Pessoas com esse tipo de reação devem evitá-lo. Além disso, por ser rico em ferro, deve ser consumido com moderação por pessoas que têm excesso desse mineral no organismo.

Na gaveta de legumes da geladeira, já lavado, seco e em saco plástico, dura 5 dias. O jiló tem polpa macia, porosa e com pequenas sementes que não precisam ser retiradas. Nem precisa descascar, olha que prático.

Rico em minerais como fósforo, cálcio e ferro, o alimento é fonte de vitaminas A, C, e do complexo B, que é importante para a saúde da pele, dos nervos e do aparelho digestivo.

A antracnose é uma doença muito importante nas culturas da berinjela e do jiló. Ocorre em quase todas as regiões onde se cultivam essas hortaliças. Os danos podem atingir até 100% dos frutos se medidas de controle não forem adotadas.

Ele pode ser consumido com ou sem casca, mas caso ele chegue a amarelar, deve ser descartado, pois quanto mais maduro mais amargo fica”, esclarece.

Lesões com aspecto de “cortiça” em jiló são provocadas por ácaros, que ocorrem três espécies em frutos de jiloeiro. O Aculops lycopersici apresenta coloração marrom-avermelhada e mede 0,2 milímetro de comprimento. O Tetranychus urticae tem um tom esverdeado com manchas escuras e 0,46 milímetro de comprimento.