Como temperar peixe para deixar na geladeira?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

1 - A forma clássica de tempero é também a mais simples: Basta regar o peixe com suco de limão, sal e pimenta do reino. Depois de temperado, basta deixá-lo na geladeira para o sabor incorporar e já está pronto. 2 - Outra forma de temperar é através de ervas como manjericão, louro, tomilho, alecrim etc.

O primeiro passo é ver o peixe inteiro antes de ser retirado o filé. A consistência da carne tem que estar firme e não adianta temperar com sal e limão e guardar na geladeira para usar outro dia, e é preciso congelar.

Retire as vísceras e lave bem para retirar todos os resíduos. 2. Depois de bem limpo, coloque o peixe em um prato e envolva em um pano úmido. Descarte a embalagem da peixaria ou supermercado, guarde sempre seu peixe em recipientes fáceis de fechar.

O peixe cru pode ser mantido por até 24 horas após a compra. Pode ser guardado por até 2 ou 3 dias, pergunte ao seu peixeiro de quando ele é, embrulhe em um filme envolto em gelo e coloque na parte mais fria da geladeira, mas isso não é garantia mesmo assim se for um peixe muito sensível tome cuidado.

Deixe os filés de peixe absorverem o tempero entre 3 a 4 horas ou de um dia para o outro.

Já o peixe não pode passar de 3 horas. O tamanho da carne também interfere. Quanto maior o pedaço da carne, maior também o tempo que deve ficar marinando.

O ácido também ajuda a deixar a carne do peixe mais consistente e, ao mesmo tempo macia, evitando que se desmanche na panela. Outra vantagem dessa combinação é que, ao acrescentar o limão, utiliza-se menos sal no peixe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de 5g de sal.

O TudoGostoso não indica congelar peixe cru temperado, porque diminui a vida útil do alimento, além de ressaltar o sabor dos temperos. Embora isso possa parecer bom, no caso dos peixes não é, já que são carnes mais sensíveis que absorvem o tempero e o sal muito rapidamente, podendo deixá-la ressecada.

Frutos do mar e peixes cozidos podem ser mantidos refrigerados por três a quatro dias, sendo os mais perecíveis aqueles com maior teor de gordura. No caso de vegetais cozidos, recomenda-se que sejam resfriados e secos, e mantidos por três a cinco dias na geladeira, pois a presença de água pode acelerar sua degradação.

Refrigeração: o produto deve estar em local refrigerado, em contato direto com o gelo. Observe o termômetro do refrigerador. A temperatura ideal de conservação para peixe fresco é entre 0ºC e -2ºC. Já para peixe congelado é de -18ºC.

Alguns temperos, especialmente aqueles com alto teor de ácido, podem afetar a textura do peixe se forem deixados por muito tempo. O seu peixe pode ficar com aspecto ressecado após o preparo. E ninguém quer isso, não é mesmo? A dica é: congele o peixe cru sem tempero ou congele o peixe já preparado.

Coloca-se sal comum no peixe para remover a umidade, com uma parcela penetrando na musculatura. O processo inteiro oscila entre três dias e duas semanas, sempre variando segundo o tamanho do animal, as medidas do lombo e o volume de gordura encontrado nos músculos.

Limpe o peixe antes do congelamento. Limpe os restos de sangue e remova todas as escamas, assim como as tripas caso isso não tenha sido feito na peixaria. Tire a umidade do peixe. Para isso, use papel absorvente para secá-lo antes de colocá-lo no freezer.

Para absorver bem o sabor dos temperos, o ideal é que o peixe fique na geladeira de um dia para o outro.