Pode lavar o frango com vinagre de maçã?

Perguntado por: lcapelo5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

"Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão. O ideal é não lavar esse tipo de fungo.

Não lave o frango. Nem com vinagre.

Assine nossa newsletter:

  1. Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango.
  2. Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne.
  3. Lave o frango por pouco tempo.
  4. Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

Fique tranquilo, todo problema está no frango cru
O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente. É por isso que, mesmo sem lavar o frango, você já vai estar protegido e não precisa se preocupar: pode continuar aproveitando suas receitas favoritas sem medo.

saladas, temperar recheio de sanduíches, reparar. molhos condimentados (como catchup, mostarda e. barbecue), marinar aves, preparar ovos e muiiiitas.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo. A água pode chegar a até 96°C para sua pasteurização e, dessa forma, remover qualquer agente microbiano.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais. Um ponto muito importante: nunca lave a carne depois de deixar de molho, pois pode perder a eficácia do processo.

A solução para se livrar dessas “convidadas indesejadas” é, nada mais, nada menos, do que cozinhar a carne, pois as bactérias morrem em altas temperaturas.

Na cozinha, o pecado por excesso pode ser tão prejudicial como por omissão. Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

Higienizar a carne com água parece um hábito higiênico, mas oferece riscos à saúde. Saiba por que abaixo: Lavar frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar.

A gente sabe que o peito de frango cru solta uma espécie de “gosma” nada agradável quando é retirado da embalagem. Contudo, o ideal é colocá-lo diretamente na frigideira se você quer que as bactérias sejam destruídas. Isso porque um estudo recente analisou pessoas que lavavam o frango antes de cozinhá-lo.

Lavar carnes, especialmente a de frango, na pia da cozinha pode espalhar potenciais patógenos no ambiente, representando uma prática de risco”, explica o coordenador da pesquisa, Uelinton Manoel Pinto.