É preciso descongelar o peru para assar?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para que o peru esteja perfeito na hora de ir ao forno, você deve deixá-lo descongelando na geladeira de um dia para o outro. Assim ele vai descongelar uniformemente e por inteiro, sem acumular água do degelo, que vai comprometer o cozimento.

Tem que descongelar Chester para assar? O Chester Assa Fácil não precisa descongelar e já vem temperado, basta levar do freezer direto para o forno. Siga as instruções da embalagem. Em uma panela, aqueça a margarina e doure o bacon.

O peru pode ser descongelado na geladeira ou em água fria. O método de refrigerador é o mais seguro e resultará em um melhor produto acabado. Para descongelar em água fria, manter o peru na embalagem original e coloque em uma pia ou recipiente adequado. Troque a água a cada 30 minutos.

Um banho de água fria poderá dar um efeito de descongelamento similar em muito menos tempo. Para isso, você precisará encher uma pia grande o suficiente para que o peru fique completamente submerso. Para cada quilo de peru, você precisará de 30 minutos de descongelamento.

O ideal, ou seja, a maneira mais segura é descongelar o seu Chester, Peru ou ave natalina dentro da geladeira. Para isso, é preciso retirar o produto do freezer e deixar dentro da geladeira. O tempo necessário para o descongelamento dessa maneira é de, pelo menos, 24h.

Descongelamento. A carne deve ser descongelada com até 24 horas de antecedência, por isso, o ideal é retirá-la do congelador e transferi-la para o refrigerador. No dia seguinte, ela estará da maneira ideal para ser preparada.

Banho cítrico: para deixar a carne do peru mais macia, banhe a ave descongelada com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento.

“A ponta deste tubinho, onde está a gota de solda, fica a uma profundidade de 2,5 cm dentro da carne. Quando a temperatura da carne que está em contato com esta ponta atinge 74 °C, significa que o alimento está no ponto ideal para ser consumido.

Tempo de congelamento
No caso das aves, o tempo é parecido. Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses.

A lavagem dessas carnes é desnecessária, já que o calor é suficiente para matar agentes nocivos. "Se você for lavar o frango, lave-o separado e com muito cuidado, não deixe que a água, ou qualquer material que seja, que entrou em contato com frango cru tenha contato com outros alimentos", alerta o infectologista.

Como descongelar o peru em água fria
A água deve ser trocada a cada 30 minutos para garantir que ela permaneça fria. Uma vez que o peru é descongelado, deve ser cozido imediatamente (então isso terá que ser feito no dia de Ação de Graças).

Fora da geladeira, mas em um lugar frio (não mais do que 15 ou 16ºC, é preciso de quatro horas por quilo”. “Se ele está parcialmente descongelado e vai para o forno, ele não vai assar adequadamente e os microorganismos não vão morrer”, explicou ele.

Bacia com água: Esse é o truque menos high tech, coloque o alimento a ser descongelado em sacos hermeticamente fechados e mergulhe-os em uma bacia com água, troque essa água a cada 30 minutos. Mas não se esqueça de não usar esse método por mais de 2 horas ou então podem haver proliferação de bactérias.

Descongelar o congelador é fundamental para garantir um correto funcionamento da geladeira e assegurar que os alimentos nela contidos estejam sempre bem conservados. Por isso é bom verificar de vez em quando o estado do freezer, para entender quando é necessário o degelo.