Qual a carne de segunda mais macia?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Existem exceções como é o caso do flat iron. Extraído da paleta bovina, mais precisamente da raquete, é considerado pelos especialistas o melhor corte dianteiro do boi. É apontado por muitos como o segundo corte mais macio do animal, só perdendo para o mignon.

Alguns desses exemplos são o acém, a paleta, o músculo dianteiro e o peito. Mas para garantir o sabor e a maciez da carne, tão conhecidos no churrasco, é preciso ter alguns cuidados com esses cortes para não ter erro na hora de servir essas iguarias aos seus convidados.

SEGUNDA CARNE MAIS MACIA DO BOI | Shoulder paleta | Como preparar churrasco com raquete da paleta - YouTube.

acém

O acém é a maior parte da área dianteira do boi, e a mais macia, conservando textura e sabor equilibrado.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Seriam elas capa de filé, coxão duro, chuleta, paleta, fraldinha, costela, músculo dianteiro e acém. As carnes de segunda, tidas como carnes menos nobres e menos suculentas, entretanto, podem render pratos surpreendentes.

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse. Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.

Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.

Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.

As diferenças nutricionais, portanto, estariam na quantidade de gorduras: as carnes de segunda são mais gordurosas, enquanto que as de primeira são menos. E, nesse sentido, talvez os cortes de primeira sejam mais saudáveis.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito. Bolinha explica que muitos já entraram no cardápio de grandes churrasqueiros e no gosto dos consumidores.

contra filé

O contra filé é a cara de qualquer churrasco. Esse é um corte macio, saboroso, além de ser a melhor carne de churrasco para quem gosta de carne mal passada, no ponto “sangrando”.