Pode lavar o bife com vinagre?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pode lavar a carne com vinagre? Ainda segundo a Anvisa, não é recomendado usar vinagre para lavar a carne. Isso porque os produtos podem ter outros contaminantes que elevam o grau de disseminação bacteriana. Logo, mantenha-se com o cozimento que tudo dá certo!

A carne não é como a verdura, os legumes e as hortaliças que podem ser limpas com água corrente (na verdade, nem assim porque precisa colocar de molho com bicarbonato ou vinagre). Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias.

Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais. Um ponto muito importante: nunca lave a carne depois de deixar de molho, pois pode perder a eficácia do processo.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

Seja limão, seja vinagre, a carne pode —e deve— receber outros ingredientes para ficar ainda mais saborosa. Segundo Garcez, o ideal é temperar as carnes também com ervas e especiarias, emulsionados com um pouco de azeite de oliva, e deixar marinando por um tempo antes do preparo.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.

Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para "romper" a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.

Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento.

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

Limpar sim, lavar não!
Não lave o frango. Nem com vinagre.

Limão e vinagre
Deixe a peça marinando no líquido por 10 minutos fora de geladeira e, em seguida, utilize a proteína normalmente na receita. Não é necessário lavar a carne após o descanso na mistura.