Como saber se o óleo está no ponto para fritura?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 4 votos

Use uma colher de madeira. Quando o óleo estiver em processo de aquecimento, coloque a ponta do cabo da colher de pau (ou um hashi) e observe: se o óleo começar a borbulhar ao redor da madeira, estará quente o suficiente para fritar os alimentos.

Nesse caso, ao colocar a frigideira com óleo no fogo, você já acrescenta um palito de fósforo dentro dela. Quando ele acender, significa que o óleo já está na temperatura correta para fritar os alimentos. Claro, tenha cuidado para não se queimar e tente não se assustar quando o palito de fósforo acender.

Dica extra: para conferir a temperatura ideal do óleo, a sugestão é colocar um palito de fósforo dentro da panela; quando ele acender, seu óleo está no ponto certo para fritar. Mas fique de olho, pois esse processo é rápido: o fósforo acende e apaga em poucos segundos.

10 minutos

Em uma panela média e funda, leve o óleo para aquecer em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Adicione um pedaço de pão para saber se a temperatura está ideal (190°C). Se o pão dourar em 40 segundos o óleo está na temperatura certa. Se dourar antes de 40 segundos é porque está alta.

O truque da colher de pau para saber se o óleo está quente
Esse é um dos métodos mais tranquilos e econômicos de você saber a temperatura do óleo. Para você fazer o teste, coloque o cabo de madeira dentro do óleo. Quando o óleo começar a borbulhar em volta da colher, é a prova de que ele já está quente para a fritura.

Para quem tiver termômetro, o ideal é cerca de 180°C. Quanto mais óleo, melhor Com 1 litro, frita-se um pastel grande como o da feira por vez. Com mais litros, frita-se mais e controla-se a temperatura: o óleo esfria mais devagar.

O que devo fazer? Verifique se os alimentos estão secos antes de iniciar a fritura. Se não estiverem, retire o excesso de água e gelo com muito cuidado agitando o alimento a ser frito até que ele fique seco.

Se você conhece os truques para fritar qualquer alimento com perfeição, deve saber que temperaturas muito elevadas também podem deixar o óleo de fritura espumado. Por isso, manter o fogo abaixo de 180 graus é dica de ouro para quem quer evitar as alterações na gordura.

“A legislação não indica quando deve haver a troca de óleos e gorduras utilizados em frituras. O ideal é que seja a cada 14 horas de uso ou com intervalos a cada quatro horas, quando o óleo passa a ter um odor muito forte e apresentar coloração bem mais escura”, explica.

A maioria dos cozinheiros torceu o nariz para o levantamento. Para eles, o óleo e o azeite devem ser utilizados, no máximo, 5 vezes.

Se for usar para frituras, não tampe a panela pois o óleo quente pode danificar as peças de borracha ou silicone.

Neste caso, consideram que o mesmo óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não tenha queimado, adquirindo uma cor escura.

A faixa de temperatura ideal para fritar é de 160°C a 180°C. No entanto, a taxa de oxidação aumenta acentuadamente com o aumento da temperatura. Aumentar de 160°C para 180°C mais do que dobrará o efeito da oxidação do óleo.

No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.

Para manter a temperatura, evite colocar muitos alimentos para fritar ao mesmo tempo. Isso pode deixar sua fritura encharcada. Prefira fritar aos poucos e sempre use uma escumadeira para colocar os alimentos na panela. Isso evita que o óleo espirre.

A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.