O que acontece se colocar muito coalho no queijo?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Se o coalho for adicionado em excesso, o efeito residual da enzima causará o acúmulo dos peptídeos amargos. O uso de coagulantes de baixa especificidade e termorresistentes não são recomendados para queijos de maturação média ou longa.

Quando o leite coalha, de forma natural, sem nenhum ingrediente adicionado a ele, é porque a temperatura pode ter aumentado muito, ou ainda o período de validade do leite expirou. Às vezes, também ocorre o coalho do leite pelo aumento das bactérias já existentes nele, que tornam o meio ácido.

O desenvolvimento de gosto amargo no queijo pode ser devido a diversos fatores como: enzimas do coagulante (excesso de pepsina e/ou atividade residual) ou ação insuficiente de peptidases de microrganismos para degradar os peptídeos hidrofóbicos e liberar peptídeos menores ou aminoácidos, principalmente em queijos sem ...

Pode-se tentar resolver, amornando um pouco o soro, imergir a forma neste soro e deixar alguns minutos e prensar novamente.

O queijo é produzido pela coagulação do leite. Dessa forma, o coalho é um dos ingredientes mais importantes para a constituição da característica física do queijo. Entretanto, a utilização de uma dose incorreta de coalho ou coagulante inadequado também pode causar o sabor amargo em queijos.

Escolha o coagulante certo para aumentar o rendimento
Combinar isso com uma menor atividade proteolítica geral ao processo de produção resulta em um queijo com maior rendimento e melhor distribuição de umidade. Além disso, é importante ter uma enzima coagulante altamente específica para a k-caseína.

A utilização de fermentos pode reduzir o problema de gosto amargo em alguns tipos de queijos. A ação proteolítica de enzimas dos microrganismos pode promover a degradação os peptídeos amargos presentes na massa do queijo.

Para controlar o amargor do queijo, é necessário estar atento à temperatura de maturação do queijo. Isso porque temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho.

Lipases bacterianas: as lipases presente no queijo pode ocasionar a hidrólise da gordura e liberar ácidos graxos de cadeia curta como ácido butírico, que confere gosto forte e picante e ácido láurico que deixa o alimento com gosto de sabão.

Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.

Problema: O queijo ficou com textura semelhante a borracha: Causa: excesso de coalho; alta temperatura durante o processo de dar o ponto da massa para prensar (a nata sai com o soro), Correção: Verifique quantidade de coalho e fique atento com a temperatura de aquecimento da massa.