Qual a diferença de coalhada e iogurte natural?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

A grande diferença é em relação ao processo de produção: a coalhada é resultado da coagulação do leite, enquanto o iogurte é obtido por meio da inserção de microrganismos no leite, os probióticos.

Coalhada tem menos calorias
No quesito calorias, a coalhada se sai um pouco melhor: 100 gramas do alimento têm 44 kcal, enquanto a mesma quantidade de iogurte tem 63 kcal.

A coalhada costuma ser mais azeda, ideal para preparos doces e salgados, e sua textura é um pouco gelatinosa. Por sua vez, o iogurte natural possui um sabor mais leve e uma textura mais cremosa, sendo mais apreciado por quem não tolera o azedinho da coalhada.

"A coalhada tem maior disponibilidade de proteínas e de vitaminas do complexo B e permite uma maior absorção de cálcio, sendo mais fácil de digerir do que o leite e até mesmo do que o iogurte", afirma Pastore.

Fortalecer os ossos e os dentes, por ser rica em cálcio e fósforo; Prevenir prisão de ventre e diarreias, por equilibrar a flora intestinal; Repor a flora intestinal após períodos de infecção intestinal ou quando houve uso de antibióticos; Ajudar a emagrecer, por ter poucas calorias e baixo índice glicêmico.

Desta forma, é possível separar a parte sólida do leite, a coalhada propriamente dita, da parte líquida, chamada de soro. E, além de ser consumida pura, a coalhada pode ser servida com uma série de outros alimentos, como frutas e caldas, além de servir de base para a preparação de queijos e molhos.

O ideal é fazer da noite para o dia.

O consumo regular de coalhada, graças aos lactobacilos (microorganismos do bem) presentes no alimento, também recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as suas funções e ajudando em casos de prisão de ventre ou de diarréias.

A coalhada é feita com a ação de fermentos láticos selecionados - ou por bactérias láticas mesófilas - sobre o leite pasteurizado ou esterilizado. Coalhada é o produto resultante da ação de fermentos láticos selecionados – ou por bactérias láticas mesófilas – sobre o leite pasteurizado ou esterilizado.

Alimentos com teores elevados de colesterol, gorduras saturadas ou gordura hidrogenada que devem ser abolidos da dieta! Leite integral, coalhada gorda ou queijos gordos. Toucinho, torresmo, bacon, salames, lingüiça, presunto, apresuntada, mortadela, lombinho, salsicha e outros embutidos.

O iogurte natural é geralmente a opção mais saudável, pois contém menos açúcares adicionados e aditivos do que os outros tipos de iogurte. Além disso, o iogurte natural é uma excelente fonte de proteína, cálcio e probióticos, que são importantes para manter uma boa saúde digestiva e imunológica.

Se você não estiver querendo perder peso, você pode consumir a coalhada feita a partir do leite integral. Mas, se o seu objetivo é emagrecer, a coalhada light pode ser uma opção melhor. Assim, você pode consumir a coalhada como um lanche ou mesmo em um café da manhã caprichado.

Para as pessoas que buscam emagrecer, um dos benefícios da coalhada é justamente o auxílio nesse processo que pode ser tão difícil. Basicamente, o seu valor calórico é bem baixo, bem como o seu índice glicêmico.

Como devo comer coalhada? A coalhada é bem versátil e pode ser consumida de diversas maneiras. No café da manhã e lanche da tarde, fica muito saborosa acompanhada de frutas como morango, banana e mamão. Aveia, linhaça e chia deixam tudo ainda mais nutritivo.

Na coalhada há uma fermentação que reduz consideravelmente a lactose, mas se o grau de intolerância for muito alto, até pouca lactose pode causar sintomas. O indicado seria utilizar a enzima Lactase que se adquire em farmácia e ingerir antes de consumir leite e derivados.