Qual o resultado da mistura do leite com o vinagre?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Resposta verificada por especialistas. Quando se adiciona vinagre ao leite, ele irá acidificar, acelerando a ação das bactérias acidulantes, quebrando as proteínas globulares, esse processo é popularmente chamado de "talhar o leite".

Ao se adicionar vinagre ao leite, a caseína terá as cargas das cadeias laterais dos aminoácidos alteradas, modificando então a estrutura e solubilidade da proteína, desta forma a caseína, menos solúvel irá se aglutinar e precipitar, sendo possível visualmente perceber essa alteração.

Resposta. Explicação: O vinagre talha o leite. Ele quebra as moléculas maiores, transformando-as em menores.

O ácido acético do vinagre desnatura as proteínas do leite e você pode vê-las boiando. Com toda essa história de proteínas enroladas e esticadas, a sua cabeça é que deve ter ficado enrolada!

Essa acidificação do leite ocorre pela adição de culturas starter, que fermentam a lactose e produzem ácido lático, ou pela adição direta de ácido de grau alimentício, como o ácido lático. No pH do leite (pH = 6,6), as micelas de caseína encontram-se com carga elétrica líquida negativa (Figura 3a).

Quem é responsável por essa fermentação são as bactérias ácido láticas, que fermentam a lactose produzindo o ácido lático. As bactérias ácido láticas baixam o pH do leite, promovendo a acidez e, ao mesmo tempo, inibindo micro-organismos deteriorantes.

O vinagre é composto, também, por ácido acético. Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência.

No processo produtivo do vinagre a fermentação alcoólica pode ocorrer de duas formas distintas; a espontânea, que ocorre pela ação das bactérias e/ou leveduras presentes no substrato e no meio; ou por meio da adição controlada das mesmas (PRETORIUS, 2000)..

Na prática, quando adicionamos vinagre a um copo de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as outras e vão se ligar às moléculas de vinagre. O resultado é uma mistura homogênea, ou seja, em que não se pode mais diferenciar uma coisa da outra.

O vinagre é uma combinação de água com 5% de ácido acético. Como os dois componentes apresentam substâncias químicas, quando combinados, ocorre uma reação. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico.

Entretanto, o aumento da acidez do leite pode ocorrer devido à produção de ácidos orgânicos, especialmente o ácido lático, pela ação fermentativa dos microrganismos (PEREIRA et al.

O leite é branco porque as micelas de caseína e os e os glóbulos de gordura espalham a luz no espectro visível.