O que é um forno convencional?

Perguntado por: hpeixoto4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

No forno convencional funciona assim: os alimentos são aquecidos por etapas. Primeiro a chama aquece as paredes e as grades do forno, transmitindo o calor à assadeira e então aquece e passa a assar o alimento. O ar quente é o que ajuda a dar o douradinho característico dos assados.

Ao contrário do forno a gás, o elétrico é mais preciso quanto à temperatura e mantém o interior aquecido por mais tempo, o que ajuda a deixar a comida gostosa e quentinha enquanto você prepara a mesa.

Aquecimento inferior e superior do forno: para assar quase tudo. O aquecimento inferior e superir do forno, nada mais é que o aquecimento convencional – vem da parte superior e inferior, sem ventilador – o calor se espalha pelo forno por convecção natural.

Índice:

  • Forno a gás residencial. Forno de embutir a gás. Forno convencional.
  • Forno para pizza.
  • Forno para padaria.

Forno baixo ou forno brando: a temperatura é menor e fica entre 150°C 160°C. Forno médio ou regular: temperatura entre 170°C 190°C. Forno alto ou quente: a temperatura é de 200°C em média. Forno forte ou bem quente: temperatura de 250ºC.

Vantagens do forno a gás
O forno a gás, por outro lado, tem como vantagem aquecer mais rapidamente, além de usar uma fonte energética com um custo-benefício muito melhor que o da energia elétrica – assunto que abordamos detalhadamente no tópico seguinte.

- Com tanta vantagem, a única desvantagem do forno elétrico é gastar mais energia que o forno a gás e em caso de falta de luz, você não consegue usar ele. Vantagens: - O forno a gás é muito econômico, ele só usa energia elétrica pro acendimento automático e luz interna do forno.

No caso da cerâmica artesanal, além da queima do biscoito (post com mais detalhes aqui), as técnicas de baixo esmalte necessitam de uma temperatura até 1100 °C; já as técnicas de alta, a queima do esmalte pode exigir até 1300 °C.

Avalie também como é o uso do forno e se você tem o hábito de preparar bolos, tortas e assados. Os modelos de 4 bocas têm fornos com capacidade média de 50 a 70 litros. Fogões com 5 e 6 queimadores chegam a ter fornos que ultrapassam 100 litros.

20 a 30 litros: recomendado para casais; 30 a 50 litros: perfeito para famílias com crianças; 50 a 90 litros: serve famílias mais numerosas ou quem cozinha para fora.

Para ser considerado um forno por convecção, é preciso que o item conte com uma câmara com turbina para circulação de calor — justamente a tecnologia que é responsável por fazer com que haja o fluxo de ar quente, que auxilia no cozimento do alimento.

O forno combinado é ainda uma evolução do forno de convecção. Ele também é equipado com uma turbina, e, além dela, traz um injetor de vapor. Por isso é possível produzir desde alimentos no vapor, até no ar quente e seco. Ou seja, este é o único forno que combina várias funções diferentes.

Conforme o próprio nome já diz, o forno multifuncional é a união de um forno, com um microondas e uma grelha ou grill. Dependendo do aparelho, ele pode vir com ajuste de temperatura manual ou mesmo receitas pré-programadas, como aquelas que costumam estar presentes em microondas.

Forno médio ou regular – Temperatura entre 170°C 190°C.