Qual vinho combina com lasanha de queijo e presunto?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Uma das opções saborosas, a lasanha ao sugo oferece com o presunto e queijo, um pouco mais de leveza. As boas opções ficam por conta de acompanhar a leveza do prato e harmonizar com vinhos tintos menos vigorosos, produzidos com a com Zinfandel, Carmenère e Merlot.

Boas sugestões são o Cabernet Sauvignon, o Malbec e o Tempranillo.

Queijos e vinhos já são uma das principais combinações da enogastronomia, e uma ótima forma de combiná-los é fazendo uma boa lasanha. A escolha dos queijos é muito importante para ter uma boa harmonização. Os queijos de pasta mole, como mascarpone, brie e camembert, são a melhor escolha para apreciar uma taça de vinho.

vinhos brancos

As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.

Harmonizações tradicionais e fáceis de acertar

  • Camembert, Gouda e Brie com brancos e tintos leves.
  • Queijo roquefort com vinho do Porto ou Espumantes.
  • Queijo Gorgonzola com tintos encorpados.
  • Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves.
  • Queijo Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère com tintos encorpados.

Cabernet Sauvignon

Sendo uma das mais robustas receitas, a lasanha mais tradicional de todas pede tintos igualmente encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat.

Ainda assim, segundo o sommelier Gabriel Salas, podemos guiar-nos por alguns parâmetros básicos: o vinho deve ser tinto dado que o molho contém carne de vaca. E, se não diminuímos a acidez natural do molho, esse tinto deve ser Cabernet Sauvignon, por exemplo, Casillero del Diablo.

No geral, os tintos leves são produzidos a partir de castas como pinot noir, schiava, cinsault, gamay, bonarda, grenache, bobal, entre outras. No entanto, vinhos de corte leves podem conter frutos como cabernet sauvignon, merlot e syrah.

O vinho Merlot combina bem com carnes magras, sejam elas brancas ou vermelhas. Sendo assim, você pode apostar em pratos à base de filé mignon, alcatra, pernil, lombo, tilápia, peito de frango sem pele, entre outros.

Então, na hora de comer um bolonhesa, seja no espaguete ou na lasanha, recorra aos os vinhos tintos encorpados, como o Cabernet Sauvignon ou o Merlot.

Vinho Merlot é mais leve e frutal
Diferentemente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool.

Em uma refeição o Cabernet Sauvignon combina com diversos tipos de carnes pesadas e gordurosas, tanto de gado como suína, aves e caças. Exemplares mais leves e com menos corpo vão melhor com receitas de sabor intermediário, como massa com molho vermelho, risoto com linguiça, por exemplo.

Carnes vermelhas como picanha e costelinha na brasa combinam perfeitamente com um vinho tinto encorpado e a melhor escolha sempre será vinhos Malbec. Essa variedade de vinhos conta com uma boa intensidade de taninos que harmonizam bem com o bom e velho churrasco.

Queijos para comer com vinho branco

  • Vinho branco seco: gorgonzola, camebert, gouda e brie;
  • Vinho branco doce: queijos fortes mais fortes como o roquefort, gorgonzola ou parmesão;
  • Vinho branco encorpado: queijos suaves, tipo brie, queijo de cabra ou curado;

Queijos duros, como parmesão e grana padano, harmonizam com: Malbec, como o Escorihuela Familia Gascón Malbec, Vinho do Porto ou um Syrah do Novo Mundo.

Como Montar a Tábua de Frios?

  1. Tábua de Frios. 1 – Carnes Curadas e Embutidos. ...
  2. Carnes Curadas. 2 – Queijos. ...
  3. Queijos. 3 – Pães. ...
  4. Pães. 4 – Castanhas e Nozes. ...
  5. Castanhas e Nozes. 5 – Frutas. ...
  6. Frutas. 6 – Conservas. ...
  7. Conservas. 7 – Patês e Geleias.