Como é feito o vinho Malbec?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

A Malbec é uma casta originária da França, cultivada em Cahors e Bordeaux, mas que encontrou sua expressividade na Argentina. A partir da uva Malbec são produzidos principalmente vinhos tintos. Mas existem também outros tipos de vinho: rosés, espumantes e até vinho de sobremesa feitos da uva.

Malbec é uma uva de cachos de tamanho médio, polpa macia e casca de coloração rubi violácea. A variedade dificilmente é amarga, produzindo vinhos bastante tânicos. Destacam-se os aromas de frutas vermelhas de casca mais escura, como ameixa, morango e cereja madura.

No geral, os vinhos Malbec apresentam coloração profunda e intensa, em nuances que vão do rubi ao violeta. Apresentam bom volume, taninos refinados e acidez equilibrada. Quando jovens, os rótulos Malbec tendem a revelar aromas de frutas vermelhas e negras, como ameixa, cereja, framboesa e mirtilo.

Os aromas e sabores dominantes da uva do tipo Malbec são frutados e amadeirados, com aspectos marcados por amora, mirtilo, romã, cacau e couro. Além disso, seu vinho tem coloração escura e características sensoriais médias — acidez, tanino e teor alcoólico.

Original de Bordeaux, na França, a uva Malbec ganhou o mundo e se consolidou em solos argentinos. Os rótulos produzidos a partir da uva são exemplares extremamente versáteis e democráticos, podendo ser complexos, encorpados, frutados, amadeirados, tintos marcantes e até mesmo rosés e espumantes leves.

Enólogo chefe da Bodega Argento, do Grupo Avinea, Juan está à frente da produção de rótulos como o Argento Single Vineyard Finca Agrelo Organic Malbec 2020, considerado o Melhor Malbec Orgânico do Mundo nesse ano pela revista britânica Decanter, com 97 pontos.

A Malbec é uma casta originária da França, cultivada em Cahors e Bordeaux, mas que encontrou sua expressividade na Argentina. A partir da uva Malbec são produzidos principalmente vinhos tintos.

Malbec X Cabernet Sauvignon: aromas e sabores
A Malbec costuma ser uma uva mais frutada que a Cabernet Sauvignon, mas com taninos mais macios. Os melhores rótulos podem envelhecer por décadas e desenvolver aromas de frutas negras, chocolate e tabaco.

2 – Temperatura para degustar
Se for mais fraco, a degustação pode ser feita entre 14 y 16 º C. O Malbec da Argentina, como quase todos os tintos do país, tem um nível de álcool alto, se bebido morno ou quente, só é possível perceber o álcool e não as características principais do vinho.”

Os Merlots harmonizam bem com carnes de porco, cordeiro e vaca, além de queijos como parmesão, brie e camembert e temperos como alho e cebola. Malbec é uma casta de uvas bastante difundida em Bordeaux, na França, embora também seja cultivada em várias regiões do mundo.

Romanée-Conti

R$ 2,6 milhões (558 mil dólares) foi o investimento feito por um amante de vinhos em uma garrafa da bebida. O rótulo é o Romanée-Conti 1945, arrematado pela Sotheby's — uma casa de leilão de Nova York, 2018.

O que é o tanino do vinho? O tanino do vinho é um componente presente na casca, nas sementes e no engaço das uvas, principalmente nas tintas. Trata-se de uma substância química que atua como um mecanismo de defesa em vários tipos de plantas e frutos. Na prática, o sabor amargo dos taninos afasta pragas e insetos.

A uva Malbec também pode ser encontrada na Itália, Chile, Austrália e outros países do Novo Mundo, como no Brasil, aqui no entanto, em pequenas quantidades.

Carnes vermelhas como picanha e costelinha na brasa combinam perfeitamente com um vinho tinto encorpado e a melhor escolha sempre será vinhos Malbec. Essa variedade de vinhos conta com uma boa intensidade de taninos que harmonizam bem com o bom e velho churrasco.

Publicado em 17 de abril de 2023 às, 09h13. Ainda que tenha origem francesa, a uva Malbec é conhecida por sua boa adaptação em solos argentinos. Com o país vizinho sendo o maior produtor mundial desta variedade.