É saudável fritar com azeite?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Fritar alimentos de forma adequada é sinónimo de saúde. Além disso, de acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Granada, verificou-se que os vegetais fritos em azeite virgem extra melhoram a sua capacidade antioxidante ao transferir os fenóis do azeite para os vegetais.

E qual a vantagem de cozinhar e fritar com azeite? Ela explica que além de aportar vitamina E e vitamina A, omegas 6 e 9, é uma gordura monoinsaturada, então o azeite faz muito bem a saúde. É uma ótima opção para quem está buscando uma dieta mais saudável e completa.

A desvantagem mais popularmente citada em relação a fritar com azeite de oliva é que se trata de um óleo cujo “ponto de fumaça” é muito baixo. O ponto de fumaça é tecnicamente o ponto de aquecimento do óleo em que ele começa a se degradar e liberar substâncias relativamente tóxicas e nocivas à saúde.

O azeite é usado normalmente para fritar alimentos, sem o risco de perder seus benefícios ou gerar substâncias nocivas à saúde. Isso porque o ingrediente tem um ponto de fumaça alto, quando tecnicamente ele atinge a temperatura na qual dá início a sua decomposição a liberação de fumaça.

O azeite é melhor do que o óleo vegetal em termos de sabor e saúde, mas deve ser usado com cuidado na hora de cozinhar ou fritar os alimentos. O óleo vegetal pode ser uma opção mais econômica e versátil para preparar alguns pratos, mas deve ser consumido com moderação e equilíbrio.

azeite

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

óleo de coco

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

5 dicas para uma fritura saudável

  1. Utilize Azeite de Oliva. ...
  2. Mantenha o óleo limpo. ...
  3. Use uma massa mais saudável, experimente sem glúten! ...
  4. Utilize bicarbonato de sódio na farinha. ...
  5. Mantenha a temperatura estável.

“Considerando o ponto de fumaça e os benefícios que o azeite apresenta com relação à manteiga, ele é a melhor opção para fritar os alimentos, dentro dessa margem de temperatura citada”, diz.

Como fazer Ovo frito no azeite
E uma panela antiaderente coloque 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem para aquecer, quebre um ovo inteiro de galinha acrescente sal a gosto, vire e deixe terminar de assar.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

O azeite de oliva não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como aumenta o bom colesterol (HDL). Isso ocorre graças a presença de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas do azeite.

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E. Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde.

O Tipo Único é ídeal para frituras e refogas. Já o Azeite Extra Virgem é recomendado para e finalizações, podendo também ser utilizado para os preparos do dia a dia. A recomendação é experimentar e escolher qual sabor mais agrada o paladar e melhor combina com a receita.

Azeite extravirgem

Azeite extravirgem e os benefícios para a saúde.
É o mais saudável - e geralmente de maior custo. É resultado da primeira prensagem a frio das azeitonas. Apresenta acidez inferior a 0,8%, mantendo ao máximo a pureza de gosto, aroma, antioxidantes e outros nutrientes.