Como saber se o peixe está cru?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Carne de peixe tipicamente tem coloração branca ou rosada, com um filme fino e transparente de líquido. Conforme peixe fresco ou refrigerado envelhece e começa a estragar, a carne irá ficar com uma cor leitosa e brilhante.

Não importa qual peixe está no forno: pequeno ou grande, o segredo para saber se ele está no ponto é o mesmo. Com um palito de churrasco, espete o dorso; se houver resistência da carne, é sinal de que ainda não está pronto. Quando o palito perfurar o peixe e sair seco, desligue o forno e prepare os talheres.

A pele deve estar úmida, tensa e bem aderida. Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes.

O peixe tem um ponto específico e se passar desse ponto, ele vai ficar seco. "Falamos que o ponto do peixe é quando você encosta o garfo ou a faca de peixe e ele solta em lascas sem esforço para cortá-lo.

Apesar de ser saudável, o peixe cru deve ser consumido de maneira esporádica e respeitando as indicações de preparo. Além disso, ele não é recomendado para idosos, gestantes ou crianças, porque eles têm maior vulnerabilidade para desenvolver doenças.

A "regra de 10 minutos" diz que o peixe deve ser cozido por 10 minutos para cada centímetro de espessura, a não ser que você prefira fritar ou levar ao microondas. Temperar o peixe antes de cozinhar é importante.

Calcule 7 a 8 minutos para filés e postas ou cerca de 20 minutos para um peixe inteiro de 1 kg.

No caso de carne e peixe crus, duas bactérias se destacam: a Salmonella e a Listeria monocytogenes. A Salmonella está no topo da lista das bactérias causadoras de surtos de doenças alimentares no País. Já sobre a Listeria pouco se sabe, pois o Brasil não contabiliza e nem notifica infecções causadas por ela.

“A carne de muitos peixes apresenta uma cor que pode variar de amarela a vermelha, devido à presença de pigmentos carotenóides. Esses pigmentos naturais estavam presentes no alimento do peixe e foram absorvidos durante a digestão e depositados na sua musculatura.

No caso dos peixes, eles são consumidos crus por uma questão cultural e de sabor. O hábito de comer peixe cru está associado a uma questão cultural importada de países de origem asiática.