Pode lavar o peru temperado?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Compre um peru preferencialmente sem tempero. Caso venha temperado, você deve lavar bem o peru e deixar de molho em água limpa por alguns minutos para tirar o excesso de tempero.

Não. O peru não deve ser lavado. Apesar do nosso instinto natural ser o de lavar muito bem, por dentro e por fora, o peru e outras aves, até mesmo pelo seu aspeto que é um tanto ao quanto viscoso, não o devemos fazer.

Para limpar um peru já descongelado, retire a embalagem sobre uma bacia e evite que a água do peru espirre pela pia e pela cozinha. Uma dica é fazer um furinho antes de abrir a embalagem para deixar a água escorrer e evitar que espirre na hora de abrir. Passe o peru descongelado e desembalado sobre água corrente.

A lavagem dessas carnes é desnecessária, já que o calor é suficiente para matar agentes nocivos. "Se você for lavar o frango, lave-o separado e com muito cuidado, não deixe que a água, ou qualquer material que seja, que entrou em contato com frango cru tenha contato com outros alimentos", alerta o infectologista.

Para amenizar o sabor artificial do tempero pronto: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez - isso serve para tirar o excesso de tempero do peru.

"Ok, essa coisa é chamada de esmegma", afirmou Sutton. Esmegma é um acúmulo de óleo, pele e umidade no genital, que pode causar inchaço e infecção.

Para requentar o bife que sobrou, aposte no truque da manteiga e da água. Passe a carne pela manteiga e coloque em uma frigideira aquecida em fogo baixo com um pouquinho de água. O líquido vai ajudar manter a suculência do filé.

Para conseguir aquela casquinha crocante sem ressecar o peru, retire o papel alumínio depois das duas horas e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga.

Banho cítrico: para deixar a carne do peru mais macia, banhe a ave descongelada com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento.

O primeiro passo é lavar o chester, tanto por dentro como por fora. Deixe de molho em uma bacia com água de modo que cubra toda a ave durante 15 minutos.

O primeiro passo é descongelar as carnes corretamente. Usar microondas ou mergulhar na água não é apropriado. Correto para qualquer tipo de carne é tirar do congelador, colocar na parte de baixo da geladeira e esperar 24 horas. Também nunca se deve lavar a carne.

Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses. Anote sempre e cole com uma etiqueta a data de quando o alimento foi guardado para não esquecer.

Lave bem o peru em água corrente por dentro e por fora. Coloque o peru em uma bacia grande, encha com água e esprema os limões, deixe de molho nesta água por uns 10 minutos para tirar o cheiro forte.

Peru recheado de dona Tita
Dê-lhe a beber um bom copo de pinga e o mate quando estiver completamente bêbado. Isto se faz para a carne ficar mais macia. Então, corte-lhe o pescoço e pendure-o pelas pernas, para que o sangue escorra todo fora.

Segundo um artigo publicado no jornal britânico The Sun Online, após comer esta carne, deve aguardar que arrefeça e fique à temperatura ambiente. Só depois deverá conservar o peru no frigorífico ou no congelador, num recipiente coberto com uma tampa, e longe de qualquer carne crua que esteja no mesmo compartimento.

três dias

O peru assado e mantido na geladeira deve ser consumido no espaço de três dias e jamais deverá aquecê-lo mais do que uma vez. Já se conservou a carne no congelador, é seguro ingeri-la até seis meses depois, garantido que a descongela totalmente antes de comê-la.