Como evitar o ressecamento do peru?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Para conseguir aquela casquinha crocante sem ressecar o peru, retire o papel alumínio depois das duas horas e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga.

Com o forno muito baixo, ela perde água e resseca”, diz. O contrário também não é aconselhável. “Alto demais, queima por fora sem que a cocção chegue ao interior da peça.” Quem for fazer o clássico peru deve tomar outras precauções para ele ficar no ponto certo.

Para requentar o bife que sobrou, aposte no truque da manteiga e da água. Passe a carne pela manteiga e coloque em uma frigideira aquecida em fogo baixo com um pouquinho de água. O líquido vai ajudar manter a suculência do filé.

O método mais prático e rápido é aquecer as carnes de Natal no forno, em temperatura média à baixa até perceber que ela está bem aquecida. Dependendo da carne, ela também pode ser aquecida na airfryer, mas ela precisa possuir uma leve camada de gordura que irá garantir que não fique ressacada.

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Assim que o forno estiver aquecido, transfira o peru para a assadeira, com o peito virado para baixo. Regue com a marinada e acrescente os cubos de manteiga.

Banho cítrico: para deixar a carne do peru mais macia, banhe a ave descongelada com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento.

"Ok, essa coisa é chamada de esmegma", afirmou Sutton. Esmegma é um acúmulo de óleo, pele e umidade no genital, que pode causar inchaço e infecção.

Para que o peru esteja perfeito na hora de ir ao forno, você deve deixá-lo descongelando na geladeira de um dia para o outro. Assim ele vai descongelar uniformemente e por inteiro, sem acumular água do degelo, que vai comprometer o cozimento.

Segundo um artigo publicado no jornal britânico The Sun Online, após comer esta carne, deve aguardar que arrefeça e fique à temperatura ambiente. Só depois deverá conservar o peru no frigorífico ou no congelador, num recipiente coberto com uma tampa, e longe de qualquer carne crua que esteja no mesmo compartimento.

“Fora da geladeira, mas em um lugar frio (não mais do que 15 ou 16ºC, é preciso de quatro horas por quilo”.

A lavagem dessas carnes é desnecessária, já que o calor é suficiente para matar agentes nocivos. "Se você for lavar o frango, lave-o separado e com muito cuidado, não deixe que a água, ou qualquer material que seja, que entrou em contato com frango cru tenha contato com outros alimentos", alerta o infectologista.